Notícias
Juntos pelo Agro leva vencedores do concurso do mel do Prêmio CNA Brasil para o Conbrapi
Evento é realizado de 27 a 30 de novembro
Brasília (28/11/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, dentro da parceria com o Sebrae no programa Juntos Pelo Agro, participa do XXIV Congresso Brasileiro de Apicultura e de Meliponicultura (Conbrapi), de 27 a 30 de novembro, com seis produtores rurais de mel finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024, em Aparecida (SP).
Os finalistas do concurso da CNA participam da Feira de Negócios, onde seus produtos são expostos e comercializados. O evento reúne especialistas, pesquisadores, estudantes, apicultores, meliponicultores e empresas do setor para compartilhar conhecimentos e novidades.
De acordo com a assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, nos quatro dias de evento, serão realizados também workshops, palestras e exposições, além de oportunidades de networking e negócios.
“A participação dos produtores é muito relevante, não só pela comercialização dos produtos, mas também pela troca de experiência e por estarem em contato com conhecimento e inovação referente à toda cadeia produtiva do mel brasileiro”, afirma Kalinka.
Apoio – Os produtores presentes no Congresso foram finalistas do concurso realizado em setembro deste ano. Na categoria de mel claro, participam do evento: Nivaldo Alves da Silva, do Apiário Sul de Minas (2º lugar); Verno Luis Luneburger, do Apiário Três Coqueiros (3º colocado); e Joaquim Ribeiro de Oliveira, do ApisBC (5º lugar).
De acordo com Iara da Silva Marinho, do ApisBC, a participação de pequenos produtores rurais em um evento com a dimensão do Conbrapi é de suma importância. “Se não fosse por essa premiação, não seria possível estar expondo em um estande nacional. Nós, pequenos produtores, precisamos dessa troca de informação e dessa carga de conhecimento tão grande que é até difícil de mensurar”, destacou.
Nivaldo Alves da Silva afirmou que após conquistar o prêmio, a visibilidade dos seus produtos e da sua marca aumentou. “O concurso resultou em uma excelente divulgação para o nosso trabalho. Tivemos a oportunidade de fazer muitos contatos importantes e construir parcerias valiosas. Participar de eventos nacionais, como este, tem sido fundamental para alavancar nosso negócio e nos levar ao patamar em que estamos hoje”, destacou.
Segundo o produtor, a participação no Congresso possibilita o estreitamento de relações com apicultores de todo o Brasil. “E esse contato direto tem sido essencial para nosso crescimento. Estamos muito felizes com o reconhecimento e com as novas possibilidades que surgiram a partir do prêmio. Vemos isso como um reflexo do nosso esforço e dedicação”, afirmou o produtor rural de Itajubá (MG).
Os produtores finalistas na categoria mel escuro que estão presentes no evento, são: Validinei da Conceição, da Associação dos Apicultores da Agricultura Familiar de Corumbá Florada Pantaneira (1º lugar); Thiago Tineli, da Apicultura Tineli (3º colocado); e Jaime Venturin, da Apicultura Venturin (4º lugar).
Caroline Maciel da Costa, representante da Apicultura Venturin, fala da participação no congresso. “Participar de eventos como o Conbrapi é fundamental para divulgar o mel de Melato de Bracatinga. Eles nos ajudam a atrair clientes de todo o Brasil e a fazer valiosas conexões de negócios. Além disso, as palestras científicas são essenciais para nos manter atualizados sobre as inovações na apicultura. Para quem está começando, como nós, conversar com referências da área é imprescindível”, explicou Caroline.
Segundo ela, o prêmio da CNA trouxe uma divulgação incrível, fazendo com que mais pessoas conhecessem o mel de Melato de Bracatinga, único e exclusivo do Brasil. “Estamos muito felizes com os resultados e as oportunidades que surgiram", ponderou.
Os expositores participam do evento apoiados no projeto Juntos Pelo Agro, uma parceria entre a CNA e o Sebrae, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de produtores rurais. A iniciativa visa proporcionar a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade por meio de articulações conjuntas.
Prêmio CNA Brasil Artesanal – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e charcutaria, azeites, vinhos tintos e espumantes e cafés especiais, mel e cerveja.