Logo CNA

Senar adere a campanha sobre prevenção e combate a incêndios
Bannercampanhaabag

Instituição firmou parceria com Abag/RP para fornecer cursos, cartilhas e outros conteúdos para conscientização sobre o tema

2 de agosto 2023
Por Senar

Brasília (02/08/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) aderiu à Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, uma iniciativa da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag/RP) com o intuito de educar e conscientizar a população para evitar a propagação do fogo.

Com a parceria, as federações, sindicatos e produtores rurais têm acesso a uma campanha publicitária com o slogan O Fogo é Fogo .

A campanha começou em Ribeirão Preto (SP) e se estendeu para outras regiões do país. Hoje, conta com o apoio de várias entidades do agro e produtores rurais. O objetivo é conscientizar a sociedade rural e urbana sobre a necessidade de prevenção, e trabalhar de forma proativa contra a ocorrência e propagação de incêndios, no campo e na cidade.

“Trata-se de uma parceria importante porque o Senar atua diretamente com o produtor. O trabalho contínuo da campanha tem permitido que o campo e as cidades colham bons resultados, pois une educação e comunicação. Assim todos podem contribuir para prevenção e conscientização”, explica Mônika Bergamaschi, diretora-executiva do Instituto CNA.

A Climatempo é responsável por fornecer o indicativo de incêndios. Para tanto, correlaciona as condições observadas e de previsão de chuva no curto e no médio prazo, umidade relativa, balanço hídrico, ventos, e outras variáveis meteorológicas.

Desta forma, são disponibilizados mapas de todo o Brasil com o indicativo para o dia, e previsão para os seis subsequentes, totalizando 49 mapas/dia. A ferramenta ajuda a identificar as regiões mais propícias à ocorrência e propagação de incêndios.

Climatempo disponibiliza mapas de todo o Brasil com o indicativo para o dia Climatempo disponibiliza mapas de todo o Brasil com o indicativo para o dia

Com isso, o produtor rural terá a oportunidade de verificar, com mais precisão, e antecedência, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de fogo. A divulgação destes mapas tem também o objetivo de alertar toda a população para que os cuidados sejam redobrados.

Cursos – O Senar já possui uma série de iniciativas para a prevenção de incêndios no meio rural como capacitações, cursos e parcerias, como o acordo de cooperação técnica assinado com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Todo esse trabalho de prevenção mostra uma preocupação muito grande do Sistema CNA/Senar em relação aos incêndios, porque eles são prejudiciais aos produtores, aos seus familiares e aos trabalhadores do campo”, destaca a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda.

Em relação aos cursos, são oferecidas cinco capacitações online : Prevenção e controle do fogo na agricultura (20h); Comportamento do fogo (3h); Prevenção de incêndios florestais (3h); Técnicas de realização de queima controlada em propriedades rurais (4); Plano de prevenção de incêndios florestais em propriedades rurais (20h). Os interessados também podem acessar as coleções de cartilhas do Senar, intituladas como "Fogo: prevenção e combate no meio rural".

Imagem

O material da Campanha está disponível no site https://incendiosprevina.com.br/ onde os interessados também poderão acessar cursos e cartilhas, relacionadas ao tema ,da coleção do Senar, além de outras peças preparadas pela Abag/RP.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação