Logo CNA

Tocantins

Programa Mulheres em Campo incentiva empreendedorismo
20230315151223 whatsapp image 2023 03 15 at 12 08 28

Capacitação visa integrar liderança e autoestima

27 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Com intuito de capacitar mulheres com o foco em gestão, foi realizado em Abreulândia o programa “Mulheres em Campo”. A capacitação visa integrar liderança, autoestima e empreendedorismo. A iniciativa foi solicitada pelo Sindicato Rural do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

O treinamento despertou o interesse de mulheres que já haviam participado anteriormente de cursos do Senar como, confecção de ursos de pano, bonecas e produção de doces e compotas. No programa, as participantes destinaram os conhecimentos e produtos para a parte estratégica, visando a geração de renda. Assim, aprendem como gerenciar os ganhos e custos da produção.“É contagiante o efeito da capacitação para essas mulheres, pois saem mais motivadas, com visão de serem donas de seus próprios negócios, com visão de liderança e crescimento”, frisa a instrutora, Geicianne Batista.

O curso estimulou as participantes a montar o próprio negócio para começarem a fabricar e vender doces, costurar bonecas ou até mesmo, impulsionar as atividades que já realizavam antes da capacitação. E ainda, segundo a instrutora do curso, as alunas puderam apresentar os produtos na feira do município, e algumas, já pensam em prosseguir com os trabalhos e montar uma associação junto às mulheres interessadas.

Para Geiziane Aquino, uma das alunas, a capacitação lhe rendeu bons frutos, pois ela é microempreendedora na área de cosméticos e conseguiu absorver melhor o financeiro de um negócio. “Eu me inscrevi no curso para aprender como gerenciar uma empresa, pois tenho uma microempresa e não estava sabendo lidar exatamente com as finanças. Não sabia como fazer os cálculos certos, analisar meu lucro e foi uma experiência muito gratificante”, disse.

Segundo Edilson Gabino, presidente do Sindicato Rural de Abreulândia, depois do treinamento, consegue enxergar essas mulheres empreendendo e que foi uma injeção de ânimo para as participantes. “Eu pude acompanhar o decorrer do curso, participando da feirinha e a gente percebeu o quanto essa ação ajudou a somar no aprendizado de cada uma dessas mulheres”, conclui o presidente.