Logo CNA

Mato Grosso

Sistema Famato participa do 11º Encontro de Produtoras Rurais em Cascavel/PR
11o Encontro de Produtoras Rurais Fala Agide

Representando o Sistema Famato, Luciana Tomain, esposa do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, destacou a importância da presença feminina no agronegócio brasileiro

8 de agosto 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O Sistema Famato marcou presença no 11º Encontro de Produtoras Rurais, organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel, oes­­te do Paraná, no dia 3 de agosto. O evento que reuniu mais de mil e duzentas participantes, vindas de mais de sessenta municípios do Paraná e de vários estados do país, aconteceu na sede da Coopavel – Cooperativa Agroindustrial.

O encontro focado em levar informações importantes e temas relevantes para as produtoras rurais, incluiu na programação palestras sobre sucessão familiar, gestão de propriedades agrícolas, saúde, feminilidade e entre outros assuntos.

Representando o Sistema Famato, Luciana Tomain, esposa do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, destacou a importância da presença feminina no agronegócio brasileiro. “As mulheres têm assumido papel de destaque no agronegócio brasileiro, dentro e fora da porteira, com visão estratégica e atenção aos detalhes e aos estilos de gestão. E o que notamos é a crescente influência feminina no campo, e esse evento testificou isso, e mostrou a força e a determinação das trabalhadoras e produtoras rurais”, disse Luciana.

Captura de tela 2023 08 08 090112

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, ao dar as boas-vindas às produtoras rurais destacou a relevância da mulher no agro brasileiro, em especial do estado Paraná. “As mulheres estão assumindo cada vez mais o protagonismo das suas carreiras, das fazendas e do agro como um todo. Elas estão redesenhando o cenário do mercado de um jeito novo e melhor. O papel delas é fundamental para transformar e trazer um novo olhar para o setor, que tem se mostrado cada dia mais promissor”, destacou Meneguette.

A anfitriã, Maria Beatriz Orso, presidente da Comissão Feminina do Sindicato Rural de Cascavel, expressou bem a presença feminina no campo quando afirmou: “As mulheres contribuem ativamente para a evolução do agronegócio e servem de inspiração para que outras mulheres conquistem o seu espaço, seja dentro ou fora da porteira. É lindo ver a união dessas mulheres em busca de conhecimento”.

A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stéphanie Vicente, destacou a relevância de eventos como o Encontro de Produtoras Rurais, realizado há 11 anos em Cascavel, que encoraja e prepara as mulheres do meio rural para atuarem em várias frentes do agro brasileiro. “Esse encontro fortalece o protagonismo feminino no Sistema Sindical”, frisou Stéphanie.

A presidente da Comissão Estadual de Mulheres da Faeb (CEMF), Lisiane Czech, comemorou o sucesso da 11º edição do evento protagonizado pelas mulheres paranaenses, com casa cheia. “A mulher não tinha direitos, não podia votar, não podia sair de casa e hoje ela é protagonista de um setor que produz alimento. Quem era convidada para ir a uma reunião de cooperativa ou de sindicato? Jamais. Mas hoje estamos aqui aprendendo e trocando experiências. Nós acreditamos e confiamos. Mas não podemos parar, porque precisamos inspirar outras mulheres, ainda temos muito o que fazer”, apontou.

Comissaomulhercascavel

Para a presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, oeste de Mato Grosso, Juliana Mesquita, as mulheres estão despertando interesse nas cadeias produtivas do agro. “Hoje, nós mulheres estamos engajadas, nos capacitando, buscando resultados e conquistando o nosso espaço, umas mostrando a sua capacidade empreendedora e de liderança, outras fazem parte de diretorias de sindicatos rurais, participam das decisões. Fazem parte de diretorias de sindicatos, para nos representar, levando a sua contribuição para dentro do sistema sindical e isso é muito relevante para o setor”, afirmou.

Também participaram do evento os secretários municipais de Cascavel, Norberto Ortigara (Agricultura) e Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa).

Encontro Nacional de Mulheres do Agro – No dia 4 de agosto, num evento restrito às mulheres membros da Comissão Nacional de Mulheres do Agro, realizado no Sindicato Rural de Cascavel, às representantes do Sistema Famato estiveram presentes.

Durante todo o dia, das 8h às 17h, as participantes receberam orientações sobre a criação e fortalecimento de comissões estaduais, conheceram sobre o programa de “Sustentabilidade Sindical”, desenvolvido no estado do Paraná, dinâmica de liderança, depoimentos e trocas de experiências.

Whats App Image 2023 08 08 at 09 12 52

O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, destacou a importância do agronegócio brasileiro na produção de alimentos e para a economia do país. E, nesse contexto, apontou a relevância das mulheres e o poder de mobilização que a mulher tem.

“Assim como 11º Encontro de Produtoras Rurais, esse evento, especialmente para as comissões nacionais, serve para integrar e fortalecer o setor produtivo brasileiro, porque o país precisa de vocês, mulheres do Paraná, e de todos os estados do Brasil. Vocês vão revolucionar o agro e alimentar o Brasil e o mundo”, discursou Orso.

Da Famato também participaram dos eventos as gestoras Marina Hinobu (Recursos Humanos) e Vania Costa (Comunicação e Marketing) e a assessora Jurídica, Talita Oliveira.

Whats App Image 2023 08 08 at 09 14 00

Matérias Relacionadas