Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Programa do Senar/MS incentiva o empreendedorismo feminino no campo
MOSAICO web

Mulheres em Campo pretende capacitar 250 mulheres empreendedoras em 2023

17 de outubro 2023

Por: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Michelle Machado

É através do conhecimento que centenas de mulheres têm a vida transformada com o Senar/MS. Em encontros realizados semanalmente, elas conseguem se aperfeiçoar para buscar uma renda que auxilie a família no campo. Um público que tem contribuído para o agronegócio de Mato Grosso do Sul.

Para 2023, a expectativa é de que mais de 250 mulheres participem do programa Mulheres em Campo, uma parceria entre Senar/MS e sindicatos rurais. O programa existe desde 2017, mas em 2023 ganhou um novo olhar.

Você vai conhecer agora, vidas transformadas através do programa Mulheres em Campo.

Rosângela Aparecida sempre viveu no campo. Atualmente, é produtora de gado leiteiro no Assentamento Uirapuru, em Nioaque, e tem melhorado as produções no sítio através dos cursos do Senar/MS. Neste ano, agregou mais renda à família empreendendo na alimentação.

“Além de receber a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, também participo dos cursos e programas, como o programa Mulheres em Campo. Foi muito produtivo, não imaginava que iria aprender tudo que aprendi. Hoje, tenho a venda de açaí e espetinhos como renda”, conta a produtora rural.

“A gente aprendeu a comprar, vender, calcular... coisas que um empresário tem que saber fazer. E isso nos deixa mais empoderadas. Temos o conhecimento necessário para tomar conta do nosso negócio”, conclui.

Viajando por Mato Grosso do Sul é possível encontrar várias histórias de perseverança nos negócios como a da Rosângela. Grávida do segundo filho, a Luciene também sabe o que quer. Enquanto o marido trabalha no campo, ela faz bolos. Confeiteira de mão cheia, falhava na hora de administrar seu negócio, mas agora é diferente.

“Eu sei administrar tudo para não ter prejuízo. Quando eu não tinha passado por essa capacitação, eu pagava para trabalhar, porque não via o lucro. Hoje, com o Mulheres em Campo, aprendi a tomar conta do meu negócio. Era o que faltava para mim”, conta Luciene Pacheco.

O Programa Especial Mulheres em Campo foi desenvolvido pelo Senar em 2017. Tem o objetivo de desenvolver competências de empreendedorismo e gestão, ampliando o protagonismo feminino na administração da propriedade e dos negócios rurais. As participantes também trabalham o desenvolvimento pessoal e recebem orientações para desenvolver potenciais, planejar e transformar atividades em negócios.

Ao todo, são cinco encontros em cada município, sendo um por semana. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ter completado no mínimo até o 5º ano do ensino fundamental.

“Os encontros trabalham dinâmicas, debates, atividades em grupo e a realização de feiras. Com isso, a mulher consegue perceber quais são as oportunidades de negócio que ela tem dentro da sua atividade produtiva, que muitas vezes, estava imperceptível. Ou seja, vai abrir o campo de visão para essas oportunidades e vai ter a condição de transformar aquilo em um negócio, em algo produtivo para ela e para sua família”, explica Katiúscia Nasu, analista educacional do Senar/MS que está a frente do programa.

Jaqueline Ramalho tem apenas 22 anos e é uma das caçulas do programa no estado. Moradora do município de Fátima do Sul, cresceu acompanhando e ajudando os pais no sítio onde vive. Escolheu a produção de hortaliças.

“Meu sonho é ser uma grande empreendedora de hortaliças. Eu mesma fiz uma horta aqui no quintal, com o aprendizado que tive através do Senar/MS, já colhi e comercializei.”, conta a jovem produtora.

“Ver o que outras mulheres já enfrentaram e mesmo assim estão ali, em busca de uma vida melhor, foi essencial para mim. Me fortaleci e tive ainda mais certeza do que eu quero e de que tenho capacidade para isso. Estou muito feliz com o resultado, com o que aprendi e com quem conheci”, continua.

O Senar/MS oferece vários outros cursos e programas para a população do campo, além da Assistência Técnica e Gerencial nas propriedades. Procure o Sindicato Rural do seu município para mais informações. Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos.