Mato Grosso
Produtores atendidos pela ATeG conseguem contrato de R$ 1,6 mi para comercialização

Grupo de produtores rurais de Matupá está fornecendo alimentos a escolas e creches neste ano letivo de 2023
Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Um grupo de produtores rurais de Matupá foi o vencedor de uma chamada pública para fornecer alimentação a escolas e creches, neste ano letivo de 2023. Dentre eles estão 30 produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). As entregas às unidades da rede de educação básica pública iniciaram neste mês de fevereiro.
Após o início dos atendimentos da ATeG, os produtores diversificaram a produção e, com isso, conseguirão atender o contrato de R$ 1,6 milhão, o triplo do valor que já haviam firmado.

Produtor rural durante entrega de alimentos em escolas
Segundo Gilmar Ferreira Nantes, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Feirantes Matupá “Osvaldo Turcatto” – APPFMOT, o grupo já havia ganhado licitações em anos anteriores, mas nunca neste valor, por não conseguirem produzir uma grande diversidade. “Tinha verdura que a gente achava que não dava de produzir na nossa região, outras a gente já tinha produzido, mas não soubemos dar continuidade. Agora com o acompanhamento da ATeG conseguimos aumentar muito a diversidade e a produção”, afirma.
Dentre os novos alimentos cultivados estão couve-flor, chicória, brócolis e tomatinhos. “A couve estamos produzindo em túneis. Melão, melancia e morango também já conseguimos implantar. O pepino está na hidroponia. Conseguimos triplicar o valor do nosso projeto porque agora conseguimos ofertar todos esses produtos”, explica Gilmar.
Segundo o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Marcelo Soares de Oliveira, o resultado foi possível graças à organização dos produtores rurais. “A maior parte dos produtores que atendo fazem parte da Associação e eles estarem organizados desta forma, auxilia na hora da comercialização”, destaca.



Entregas de alimentos nas escolas iniciaram em fevereiro. Foto: Arquivo APPFMOT
Metodologia – O atendimento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT ocorre graças a parceria com os Sindicatos Rurais. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Matupá, Fernando Bertolin, já há três frentes de ATeG no município. “A parceria do Sindicato com o Senar-MT tem possibilitado esse auxílio aos produtores. Procuramos atender as demandas que chegam até nós e ficamos felizes em receber o retorno positivo dos atendimentos”, destacou o presidente.
O objetivo da ATeG é atender os produtores rurais oferecendo um modelo de gestão e operação que engloba todos os processos da atividade produtiva na propriedade de forma continuada e gratuita. De acordo com o supervisor da ATeG, Thiago Salapata, o programa visa auxiliar o produtor tanto dentro da porteira quanto na venda de seus produtos. “Tudo para que ele consiga produzir com qualidade e, consequentemente, alcançar novos mercados”.

Matérias Relacionadas

Senar/PE realiza Dia de Campo voltado para produtores rurais, em Petrolina
Evento vai acontecer no dia 2 de junho, na Fazenda FruttiHall

ATeG: Senar Amazonas recebe visita técnica do coordenador de programas do Senar, Alexandre Martins
O objetivo da visita foi realizar um acompanhamento da prestação de serviço de ATeG junto ao produtor no Amazonas. Na ocasião, foram realizadas visitas a sete produtores rurais assistidos pelo programa no município de Rio Preto da Eva, nas cadeias produtivas de fruticultura e piscicultura.

Senar cria painel para monitorar atendimentos no país
Ferramenta vai acompanhar em tempo real as ações da instituição

Bovinocultores de corte de Nova Xavantina participam de reunião de sensibilização da ATeG
Grupo participou de uma reunião para conhecer o funcionamento da assistência técnica do Senar-MT

Visitantes da AgroBrasília conhecem ações do Sistema CNA/Senar
Evento ocorre até sábado (27)

Dia de campo marca lançamento do projeto de produção de goiaba enxertada do BRS Guaraçá
Evento faz parte da programação do projeto da rota da fruticultura alagoana

Senar/AL e Embrapa discutem parceria para beneficiar os produtores do Canal do Sertão
Projeto deve oferecer capacitação continuada para produção de hortaliças

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros