Logo CNA

Amazonas

Produção de feno e capineira aplicada à bovinocultura no período de seca é tema de treinamento inovador realizado pelo Senar Amazonas
FENO E CAPINEIRA 10 ITA

Duas turmas foram ministradas pelo instrutor Carlos Modestino e tiveram como Unidades Mobilizadoras, os Sindicatos Rurais de Itacoatiara e Autazes

16 de janeiro 2024

Por: ASCOM - SISTEMA FAEA SENAR FUNDEPEC/AM

Fonte: ASCOM - SISTEMA FAEA SENAR FUNDEPEC/AM

O Senar Amazonas, por meio do programa de Formação Profissional Rural (FPR), realizou no final de 2023 duas turmas do treinamento inovador de produção de feno e capineira voltada para a bovinocultura no período de seca. As duas turmas foram ministradas pelo instrutor Carlos Modestino e tiveram como Unidades Mobilizadoras, os Sindicatos Rurais de Itacoatiara e Autazes. A primeira ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro, na comunidade Vila do Engenho, em Itacoatiara, e a segunda, entre os dias 04 e 06 de dezembro, na Fazenda HM, localizada na Estrada do Sampaio, em Autazes.

“Os treinamentos foram muito proveitosos para os conhecimentos de todos. Foram realizadas atividades práticas na propriedade e foi satisfatória para os participantes, colocando em pratica os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas”, avaliou o instrutor Carlos Modestino.

Imagem

O objetivo dos treinamentos, explicou o instrutor, foi apresentar estratégias de produção de alimentos volumosos como capineira e feno para serem utilizados, principalmente, no período da seca, possibilitando o fornecimento de alimentos com qualidade e em quantidades adequadas para a manutenção da produtividade na bovinocultura ao longo do ano. Conforme explicou Modestino, foram abordados no conteúdo programático toda a linha de produção, desde o preparo do solo ao beneficiamento e fornecimento de alimento para o rebanho.

“Sabemos que o manejo da cria começa desde a concepção do embrião, e isso vai trazer benefícios para o pecuarista. A fase de recria e terminação é fundamental para a melhoria da produção. A fenagem e a capineira também é de real importância para os produtores que criam na várzea, haja visto que com o aumento das águas e esses animais retornando para a terra firme, vão passar por restrição alimentar, aí que entra o feno e a capineira dando um suporte maior para os pecuaristas suprindo essa escassez de alimento”, detalhou, Carlos Modestino.

*O programa de FPR do Senar Amazonas é coordenado pelo supervisor técnico responsável, Jean Mendes.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Matérias Relacionadas