Logo CNA

Prêmio CNA Brasil Artesanal realiza júri técnico de vinhos e espumantes
Juritecnicovinho3

Avaliação para selecionar os melhores rótulos acontece até sexta (20)

18 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (18/10/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil iniciou, na quarta (18), a etapa do júri técnico do concurso de vinhos e espumantes do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023.

O objetivo é reconhecer o trabalho e premiar pequenos e médios produtores. O concurso é dividido em quatro categorias: vinho branco, vinho tinto, espumante moscatel e espumante método chamat ou tradicional.

O júri técnico é realizado com 15 especialistas em vinhos e espumantes, que vão avaliar 140 rótulos “às cegas” (sem ver as marcas), por meio de codificação individual, até sexta (20).

As amostras são provenientes de nove estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pernambuco.

Especialistas realizam análise sensorial dos produtos Especialistas realizam análise sensorial dos produtos

O prêmio é promovido pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).

A abertura do júri técnico foi realizada pelo diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, pelo coordenador de Produção Animal, João Paulo Franco, e pelas assessoras técnicas Fernanda Regina e Letícia Fonseca.

Maciel Silva durante a abertura da primeira etapa do concurso Maciel Silva durante a abertura da primeira etapa do concurso

Maciel Silva destacou a importância da premiação, tanto para o produtor rural quanto para o consumidor final. “O concurso traz benefícios diretamente aos produtores rurais e exerce um papel fundamental de comunicação e conexão com o setor urbano”, disse.

“Apresentamos a qualidade e os atributos sensoriais que fazem com que as pessoas passem a olhar os produtos de outra maneira, tudo com a intenção de que isso seja traduzido em agregação de valor e ampliação de renda para os produtores rurais”, destacou o diretor técnico adjunto da CNA.

Para a realização do júri técnico, as amostras dos vinhos foram identificadas apenas por um QR Code e um código numérico. Cada jurado recebeu um tablet e, ao acessar o código, obteve acesso a um ambiente de avaliação do produto para atribuir as notas.

“A ideia de realizar e digitalizar a avaliação e fazê-la às cegas é para tornar o processo mais qualificado possível”, explica Letícia Fonseca.

Os jurados vão selecionar cinco vinhos de cada categoria, totalizando 20 rótulos, que farão parte do júri popular, segunda etapa do concurso, prevista para novembro.

Júri técnico vai avaliar 140 rótulos de vinhos e espumantes Júri técnico vai avaliar 140 rótulos de vinhos e espumantes

“Vocês têm um papel fundamental nesse processo até chegarmos ao momento de mostrarmos não somente o produto, mas toda a história do processo de produção, das tradições familiares e da qualidade dos vinhos e espumantes nacionais aos consumidores”, afirmou João Paulo Franco.

A etapa final será a avaliação da história do produto, quando o produtor descreverá o processo produtivo utilizado na produção, as tradições e as regionalidades.

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.

Prêmio - Participam do concurso produtores rurais que produzam até 40 mil litros de vinhos finos e espumantes por ano, tendo por base a produção efetiva na safra de 2022/2023.

Cada produtor, após a inscrição, enviou amostras do vinho embaladas e rotuladas para a realização do júri técnico. “Esse concurso traz grande visibilidade aos participantes. É uma grande oportunidade por ter seus produtos avaliados por renomados especialistas e fazer com que o consumidor final conheça a qualidade e os atributos dos vinhos nacionais, produzidos por pequenos produtores rurais de todo o país”, disse Fernanda Regina.

João Paulo e Fernanda Regina falam sobre a importância do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA João Paulo e Fernanda Regina falam sobre a importância do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA

O concurso é uma iniciativa das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram premiados produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e azeites.

Saiba mais sobre o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 - vinhos e espumantes

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas