Parceria e presença constantes são essenciais para manter relações comerciais no exterior
Afirmação é da superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, que participa de missão ao Oriente Médio
Brasília (17/09/2019)
– A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, disse na terça (17) que presença e parceria constantes são essenciais para manter as relações comerciais brasileiras no exterior. Ela participa esta semana da missão do Ministério da Agricultura ao Oriente Médio que já passou pelo Egito e Arábia Saudita e seguirá para o Kuwait e Emirados Árabes.
“No Egito houve a abertura para o mercado de lácteos e na Arábia Saudita vemos grandes oportunidades para produtos brasileiros que ainda não estão nesse mercado como as frutas brasileiras. Essa é uma grande oportunidade para os produtores brasileiros que já têm experiência em exportar para outros países do mundo”, disse.
Na terça, a comitiva se reuniu com o Conselho das Câmaras da Arábia Saudita, onde Lígia apresentou dados do setor agropecuário brasileiro.
Lígia Dutra (ao centro), superintendente de Relações Internacionais da CNA.
“A Arábia Saudita é um grande importador de alimentos e tem espaço para um casamento perfeito com o Brasil que é um grande produtor e exportador de alimentos. Essa é a primeira missão de muitas e o produtor brasileiro precisa cada vez mais marcar sua presença no mundo, ir para fora e mostrar o que o Brasil tem de bom que são os produtos da nossa agropecuária”, destacou Lígia Dutra.
Durante a missão ao país, o Ministério da Agricultura fechou acordos comerciais para exportar frutas, castanhas e produtos derivados de ovos para os árabes.
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante reunião no Conselho das Câmaras da Arábia Saudita
“O equilíbrio da balança comercial bilateral reflete a complementariedade das duas economias. Isso proporciona à Arábia Saudita garantir a segurança alimentar da sua população e, ao Brasil, investimentos para melhorar a infraestrutura que é fundamental para o aumento da produtividade e da competitividade do setor”, afirmou a ministra Tereza Cristina.
A carne de frango in natura é o produto do agronegócio brasileiro mais exportado para a Arábia Saudita, com US$ 803,8 milhões em 2018, seguido do açúcar de cana em bruto, com US$ 339,28 milhões.
“As visitas foram muito interessantes. A gente percebe que eles realmente confiam no Brasil como fornecedor de alimentos, e isso traz muitas oportunidades para o nosso produtor”, afirmou a assessora técnica da Comissão Nacional de Aves da CNA, Ana Lenat, que também participa da missão.
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