ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA promove missão comercial nos Emirados Árabes Unidos
Gulfood Green

Agenda inclui participação de empresários rurais na feira Gulfood Green, em Dubai

19 de setembro 2024
Por CNA

Brasília (19/09/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, promove, de 22 a 27 de setembro, uma missão comercial do projeto Agro.BR em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O objetivo da iniciativa é levar empresários rurais brasileiros para a Gulfood Green 2024, feira que tem como foco a promoção de produtos alimentares de maior valor agregado, como geleias e castanhas. Os produtos do Agro.BR estarão expostos em um estande no pavilhão Brasil.

A programação da missão conta com visitas técnicas ao comércio de alimentos de Dubai e a Hubs logísticos de distribuição na cidade e na capital Abu Dhabi para entender como funciona a distribuição em escala destes produtos.

A CNA também promove um seminário do projeto Agro.BR com a presença do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romero. O evento vai debater certificações, registro de produtores brasileiros, leis, regulamentações e taxação, papel da agroindústria no país árabe e cases de sucesso.

Além da missão comercial a Dubai, o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e a assessora de Relações Internacionais, Elena Castellani, participarão de uma série de compromissos em Riad, na Arábia Saudita.

A agenda inclui reuniões com o Fundo de Investimento Público (PIF), a Autoridade Saudita para Alimentos e Medicamentos (SFDA), a Companhia Saudita de Investimento Agrícola e Pecuário (Salic), e com as empresas de alimentos Savola e Nadec.

“Os propósitos desses encontros são a defesa de pautas de interesse do setor agropecuário brasileiro e a avaliação do ambiente de negócios da Arábia Saudita”, disse Rodrigo da Matta.

Emirados Árabes Unidos – O comércio agropecuário entre Brasil e EAU é marcado pela dominância brasileira, que responde por 9% das importações totais. Entre os principais produtos brasileiros exportados para os emirados as carnes de frango in natura , com US$ 882,3 milhões em vendas, representam 37,8% da pauta exportadora brasileira, que é altamente concentrada.

Na segunda posição, está o açúcar de cana em bruto, com participação de 19,6% na pauta. Nos últimos dez anos, a carne bovina passou a acessar de maneira muito forte o mercado emirati, com crescimento anual de 34,4%.

Arábia Saudita – O Brasil mantém relações diplomáticas com a Arábia Saudita há 56 anos. O investimento saudita no país tem aumentado, especialmente nos setores de infraestrutura e energia, refletindo uma crescente interdependência econômica.

Entre janeiro e agosto de 2024, a Arábia Saudita foi destino de US$ 2 bilhões em exportações brasileiras, das quais 73,5% (US$ 1,47 bilhão) foram provenientes do agro, seguindo o padrão de compras de carnes e produtos do complexo sucroalcooleiro.

Áreas de atuação