Projeto Agro.BR leva empresários para feira Gulfood Green em Dubai
Participação na feira faz parte da missão da CNA aos Emirados Árabes Unidos
Brasília (25/09/2024) – Empresários rurais brasileiros inscritos no projeto Agro.BR participam da Gulfood Green 2024, feira que tem como foco a promoção de produtos orgânicos e de maior valor agregado, realizada de 24 a 26 de setembro, em Dubai.
A participação na feira é organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e faz parte da programação da missão comercial aos Emirados Árabes Unidos.
Durante três dias, as sete empresas dos setores de café, geleias, açaí, temperos e mel expõem os seus produtos em um estande no pavilhão Brasil e se reúnem com potenciais compradores da região e de outros países para fechar negócios.
Segundo a representante do Escritório Internacional da CNA em Dubai, Ana Claudia Fruci, a ida dos empresários à feira é uma forma de promover os produtos brasileiros minimamente processados e orgânicos e mostrar como esses alimentos podem ser inseridos na cultura árabe.
A CEO da Co.Cook, Sonivan Cunha, participa da missão e afirmou que é uma grande oportunidade conhecer a cultura árabe e as preferências dos consumidores para ser mais assertivo e preparar o produto de acordo com a demanda. “É muito bom ver que o Brasil tem se colocado em uma posição estratégica no mercado internacional”, disse.
Já o diretor da Petruz Açaí, Rafael Ferreira, participar da feira tem sido fundamental para apresentar os produtos da empresa para o mercado de Dubai e entender a reação dos clientes ao experimentarem esses produtos. “A CNA e a ApexBrasil tem nos ajudado muito, inclusive em promover reuniões com compradores”.
Paralela à feira Gulfood Green, aconteceu o Food for Future Summit, evento que discutiu segurança alimentar e produção sustentável. A assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, participou do painel sobre sistemas de produção alternativos como medidas de enfrentamento às mudanças climáticas.
“A palestra foi muito interessante, pois os produtores de todo o mundo são afetados pelas mudanças climáticas e não podemos simplesmente impor novas técnicas, já que a produção agropecuária faz parte da cultura de cada país. Nesse sentido, é importante estarmos sempre presentes e atentos à essas discussões para contribuir com nossas experiências que já estão dando certo e adaptar novas técnicas para nossa realidade”.
Além da feira, a programação da missão empresarial da CNA conta com visitas técnicas ao comércio de alimentos de Dubai e a Hubs logísticos de distribuição na cidade e na capital Abu Dhabi para entender como funciona a distribuição em escala destes produtos.