Paraná
Notícias
Parceria com a Agres viabiliza equipamentos nos cursos de agricultura de precisão
Com sede em Curitiba, empresa desenvolve soluções digitais usadas em treinamentos do Sistema Faep
Por: Comunicação Sistema Faep
Fonte: Sistema FAEP
O catálogo do Sistema Faep conta com diversos treinamentos na área de agricultura digital. Para ofertar o que há de mais moderno no mercado, a entidade mantém parcerias estratégicas com empresas de referência como a Agres , com sede em Curitiba, que fabrica desde aparelhos até os softwares usados em suas soluções digitais. A empresa disponibiliza equipamentos de última geração para os treinamentos do Sistema FAEP, que incluem piloto-automático de tratores, controladores de Agricultura de Precisão (AP) de plantadeiras, pulverizadores e distribuidores de adubo.
Conheça a Agres, parceira do Sistema FAEP em agricultura digital
Fundada em 2004 na capital paranaense, a Agres faz o desenvolvimento e comercialização de computadores para máquinas agrícolas. “A empresa surgiu da ideia de desenvolver uma tecnologia nacional que fosse competitiva no mercado agrícola, em uma época em que absolutamente todas as tecnologias e sistemas eram importados a um custo incrivelmente elevado”, lembra o CEO da Agres, Fernando Zanicotti.
Atualmente, a Agres tem um portfólio que cobre todas as operações agrícolas, do preparo de solo à colheita. “O carro-chefe da empresa é a linha de pulverização, mas tudo gira em torno de um computador agrícola que nós comumente chamamos de GPS. Esse equipamento recebe uma série de atualizações, upgrades e melhorias de funcionalidades, permitindo que o produtor tenha controle preciso, por exemplo, de distribuição de fertilizantes e sementes”, explica Zanicotti.
Fernando Zanicotti, CEO da Agres
Um dos diferenciais da Agres é que os maquinários agrícolas não precisam ser modernos para receber o piloto-automático. Mesmo um equipamento antigo pode ser adaptado para usar a tecnologia desenvolvida pela empresa. “Na tela, o produtor vai apertar no menu navegação e definir um talhão. Dentro vai ter tanto o limite da área e algumas guias. O menu é bem simples, tanto que tem tudo na primeira tela”, destaca Silas Nawiton, engenheiro agrônomo na Agres.
“Desde o menor até o grande produtor rural, sempre vai ter uma tecnologia que serve para cada perfil e o Sistema Faep vem desenvolvendo, há muitos anos, treinamentos nessa área”, detalha Heli Heros Assunção, técnico do Departamento Técnico do (Detec) da entidade, desmistificando a visão de que Agricultura de Precisão é cara e inacessível.
Segundo Assunção, esse movimento se intensificou a partir de 2013, puxado pelos produtores rurais, especialmente os mais jovens, e as parcerias com empresas privadas têm beneficiado o campo paranaense. “A principal ação é trazer essas empresas para o trabalho conjunto, mostrando ao produtor que é possível, com pouco investimento, utilizar o que há de moderno e tecnológico”, salienta Assunção.
Silas Nawiton, engenheiro agrônomo na Agres