Logo CNA

ICNA participa do Techfoods
Diego techfoods agro futuro

Coordenador de Inteligência Estratégica falou sobre desafios do agro do futuro  

21 de junho 2023
Por Instituto CNA

Brasília (21/06/2023) – O coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Humberto de Oliveira, apontou os desafios do setor agropecuário do futuro durante o evento Techfoods: inovação e tendências em alimentos e bebidas, promovido pelo Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na terça (20).

Oliveira falou ainda sobre as iniciativas do Sistema CNA para atender o produtor rural e promover a digitalização da agropecuária como a criação do Hub CNA Digital, e ressaltou que uma das dificuldades desse processo é a falta de conectividade no campo.

Segundo ele, de acordo com dados de 8.577 propriedades rurais do Nordeste atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar, 53% dos estabelecimentos estão sem cobertura 4G.

Na avaliação do coordenador, o futuro do setor de alimentos está atrelado a alguns fatores determinantes como urbanização, crescimento populacional, educação e cultura, além de tendências relacionadas à segurança alimentar, saúde, bem-estar, qualidade e sustentabilidade.

“Esses fatores passam a nos orientar na estruturação de projetos e ações específicas com os produtores rurais para atender a toda a demanda da cadeia agroindustrial”.

Oliveira citou as principais tecnologias da agropecuária 4.0, como sensores e robôs, internet das coisas, computação em nuvem, análise de dados e sistemas de apoio à decisão, e ressaltou que o produtor rural precisa se adequar a essa transição digital.

O coordenador enumerou algumas das tecnologias educacionais do Senar que contribuem para auxiliar o produtor a desenvolver essas habilidades, como capacitações a distância, cartilhas, ebook, podcast, realidade virtual, portfólio interativo, entre outros.

"O produtor no Brasil precisará desenvolver habilidades digitais e ter sempre um perfil de aprendiz para ficar conectado em todos os níveis, além de ter um espírito de gestor e acima de tudo ser um inovador."

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas