Notícias
CNA participa de reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital
Reunião foi realizada na quarta (16)
Brasília (17/10/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (16), da reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (CBAPD).
O colegiado é ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e reúne representantes de outros ministérios, setor produtivo e instituições de pesquisa e tecnologia.
A assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, e o coordenador técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Gabriel Sakita, estiveram no encontro.
Um dos temas debatidos foi o Plano Brasil Digital 2030+, que abrange a produção de documentos e contribuições de política nacional de data centers, de exportação de tecnologia da informação e de inteligência artificial.
“O Plano é uma das ferramentas que possibilita ao Brasil se posicionar nas cadeias de valor digitais no mundo, sendo importante para desenvolver a economia e inovação, além de proporcionar inclusão social”, destacou Eduarda.
A CBAPD também tratou da importância da adoção de ferramentas de agricultura de precisão na vitivinicultura no Rio Grande do Sul para melhorias na atividade.
Sakita destacou a importância da agricultura de precisão e digital. "A agricultura de precisão e digital vem revolucionando o agro brasileiro, proporcionando benefícios e transformando a forma como produzimos alimentos, permitindo um manejo mais eficiente e sustentável”, disse.
Segundo ele, devido a sua importância e com o objetivo de levar conhecimento aos produtores e trabalhadores rurais, o Senar vem trabalhando com essa temática desde 2012, com o Programa Agricultura de Precisão.
Durante a reunião também foi apresentada a Rede GO Fair Agro Brasil, iniciativa que visa trabalhar de modo articulado e colaborativo no fomento do compartilhamento e reuso de dados produzidos em sistemas agropecuários e de pesquisa no Brasil.