Logo CNA

Santa Catarina

Oficina Técnica da ATeG aborda manejo de pastagens perenes em São Joaquim
CNA IMAGEM PRINCIPAL6

Município sediou no fim de outubro oficina técnica, que reuniu aproximadamente 60 pecuaristas

6 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

São Joaquim sediou no fim de outubro a oficina técnica sobre manejo de pastagens perenes. O evento ocorreu na Fazenda Piedade da família de Murilo Souza da Rosa e reuniu aproximadamente 60 pecuaristas entre produtores que participaram e que os que estão atualmente Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte.

O evento foi aberto pelo presidente do sindicato rural de São Joaquim, Antonio Marcos Pagani de Souza, que ressaltou a importância do Sistema Faesc/Senar e do desenvolvimento que o programa proporciona aos participantes.

Em seguida os anfitriões, os irmãos Murilo Rosa e Cristiano Rosa, agradeceram e relataram as melhorias que o projeto vem realizando na propriedade da família, tanto na parte técnica como gerencial, além de ressaltar a importância de realizar as Oficinas Técnicas. Também falou o supervisor técnico da ATeG Bruno Zanete Nesi e a técnica de campo Sabrina Arruda Sousa, que relataram a importância do projeto e de todos os trabalhos que o Sistema Faesc/Senar vem desenvolvendo.

Por fim, foi entregue homenagem de agradecimento aos irmãos Murilo e Cristiano. Também estiveram presentes o prefeito Giovani Nunes, que também é produtor Rural.

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE

A ATeG Bovinocultura de Corte é um programa do Senar que atende produtores rurais de Santa Catarina. Desde 2016, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses.

Atualmente, 56 grupos com 1.680 produtores participam do programa no estado. A iniciativa vem contribuindo para promover a evolução no nível de gestão, aumentar a produção com o incremento da renda líquida, melhorar a nutrição e o padrão racial dos bovinos de corte. De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal, principalmente de suínos e aves.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, ressalta que os principais resultados alcançados incluem a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, aumento da produção com o incremento da renda líquida e as melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), no qual foram registrados grandes avanços.

A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, explica que o programa atende produtores em parceria com os Sindicatos Rurais de forma gratuita. As atividades contemplam visita mensal de técnicos da ATeG pelo período de quatro anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias. Todo o trabalho é acompanhado pelos supervisores técnicos.

Matérias Relacionadas