Santa Catarina
Oficina Técnica ATeG Olericultura com foco para o morango é sucesso em Campo Belo do Sul
Iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com sindicato rural
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar
A sede do Sindicato Rural de Campo Belo do Sul foi cenário da bem-sucedida Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Olericultura com foco para o morango. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado), em parceria com a entidade sindical.
O evento contou com a presença maciça dos produtores da região e teve por objetivo compartilhar conhecimentos e técnicas para otimizar a produção de morango. Na abertura, a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton, e o supervisor técnico da ATeG, Célio Castello de Souza, destacaram o compromisso da instituição em promover o desenvolvimento desse e de outros segmentos do setor produtivo.
O presidente do Sindicato Rural, Alex Fernando Manfroi, também esteve presente e ressaltou a importância da capacitação dos produtores para o desenvolvimento da olericultura.
A oficina foi conduzida pela técnica de campo da ATeG, Ana Paula Godinho, que guiou os participantes pelas diversas etapas da produção do morango. A profissional relatou todas as fases, desde do plantio até a colheita, mostrando as principais ações a serem feitas em cada ciclo, além de realçar a importância da utilização de produtos químicos e biológicos liberados para cultura, respeitando as carências da planta e método de utilização. “Após, visitamos uma propriedade onde conferimos, na prática, métodos de pulverização, irrigação e manutenção das plantas”, enfatizou Célio.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, as oficinas técnicas representam ferramentas essenciais para o aprimoramento das práticas produtivas, impulsionando a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade dos negócios do campo. Ele também destacou o compromisso da ATeG em oferecer acompanhamento técnico especializado, com foco em gestão, otimização dos processos produtivos, implementação de novas tecnologias e adoção de práticas mais eficientes.
ATEG SC
Em parceria com os Sindicatos Rurais, o programa vem impulsionando a inovação no campo desde 2016. O serviço é gratuito e tem como foco a geração de renda, a melhoria da produção e a gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
Hoje, são atendidas em Santa Catarina 11 cadeiras produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gimar Antônio Zanluchi.