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Núcleo de Relações Internacionais da CNA discute ações de comércio exterior
Nucleo Internacional3 EDIT

Reunião foi realizada na quinta (18)

18 de julho 2024
Por CNA

Brasília (18/07/2024) – O Núcleo de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quinta (18), para discutir ações de comércio exterior nos estados, além dos desafios para o crescimento e diversificação das exportações e o cenário internacional.

O coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, conduziu o encontro e apresentou os resultados de uma pesquisa sobre os principais gargalos para a internacionalização de empresas rurais.

Ele também traçou um panorama sobre a atual composição do Parlamento Europeu 2024/2029. “Temos vários aspectos para observar nessa nova composição, entre eles, do crescimento da direita e extrema direita e possíveis alianças. São movimentos que podem impactar o agro brasileiro com o protecionismo”, destacou.

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, falou das ações para intensificar o trabalho de agregação de valor de produtos como cafés especiais, mel e própolis, açaí e chocolate.

“Estamos acompanhando de perto as discussões com o governo do desenvolvimento da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que tem o objetivo de aumentar o número de micro, pequenas e médias empresas exportadoras. Estão sendo desenvolvidos planos de ações por regiões e estados para potencializar a pauta exportadora e estamos acompanhando essa construção”, explicou Matta.

A assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, também participou do encontro, juntamente com representantes das federações de agricultura e pecuária dos estados.

Comércio Internacional - O Núcleo de Relações Internacionais, lançado em novembro de 2022, tem o objetivo de ampliar as ações desenvolvidas em parceria com as federações nas questões sobre o comércio internacional dos produtos do agro brasileiro.

O colegiado tem, entre outras funções, a defesa dos interesses do produtor em mercados internacionais, definição de agenda prioritária de trabalho, disseminação de informações estratégicas sobre comércio internacional e o apoio à internacionalização das empresas participantes do AgroBR.

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