Logo CNA

Núcleo da CNA trata de melhorias na produção da cachaça
Cachaca nucleo cana cna

Grupo abordou a revisão da IN 13/2005, do Mapa, que estabelece padrões de qualidade do produto

16 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (16/12/2022) – A CNA discutiu, na sexta (16), melhorias na produção da cachaça em reunião do Núcleo de Execução da Aguardente de Cana, que abordou a revisão da Instrução Normativa nº 13 de 2005 que dispõe sobre os padrões de identidade e qualidade da bebida.

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentaram as principais alterações e definições realizadas após o processo que contou com consulta e audiência públicas que a CNA participou.

Eduarda Lee, assessora técnica da CNA.

Vitor C. de Oliveira, da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Mapa, apresentou os principais dados publicados recentemente no Anuário da Cachaça 2021.

Segundo ele, o número de estabelecimentos produtores registrados caiu 2% em relação a 2020 (936 unidades), que ainda se concentram no Sudeste, principalmente em Minas Gerais e São Paulo. Já o número de registros de cachaças cresceu 40,6% (4.969 produtos).

“Apesar do fechamento de estabelecimentos, o consumo não caiu no Brasil devido à oferta de produtos ter crescido no mercado. Isso demonstra a qualidade da cachaça produzida no País”.

Durante a reunião, a assessora técnica da CNA, Fernanda Silva, falou sobre o resultado do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Cachaça de Alambique, realizado pela Confederação no segundo semestre de 2022.

Os vencedores das categorias branca e amarela também participaram da reunião e comentaram a percepção que tiveram do concurso e as perspectivas para seus negócios de agora em diante.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação