Na terra da Festa da Farinha, SENAR/MS ensina receitas com mandioca
Objetivo do curso é preparar produtos derivados de mandioca de forma artesanal
A produção de farinha de mandioca é uma das atividades que impulsiona a vida de muitos agricultores familiares no município de Anastácio. A atividade permanece como tradição das famílias nordestinas no estado de Mato Grosso do Sul. E, para lembrar as raízes, desde 2006, uma vez por ano, é realizada a Festa da Farinha, onde uma praça de alimentação é organizada com alimentos derivados da mandioca. Considerando o potencial produtivo da mandioca, sua crescente produtividade e popularização, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Anastácio em parceria com o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural irá oferecer nos dias 10, 11 e 12 de Agosto, o curso de ‘Beneficiamento e Transformação Caseira da Mandioca’ para a população anastaciana.
O objetivo do curso é preparar produtos derivados de mandioca de forma artesanal, utilizando-as em diversas receitas, doces ou salgadas. Os alunos irão aprender como aproveitar a raiz em sua totalidade, o tubérculo, a folha e a entrecasca. Com base nesse aproveitamento surge bolo, torta salgada, biscoito, pão de queijo, chipa e até pudim, entre outros.
Também será abordado valor nutritivo; Higiene e Limpeza; Processamento da Mandioca. São 12 vagas disponibilizadas pelo Senar. Para se inscrever, o aluno precisa ter 18 anos completos, ser alfabetizado e não ser portador de doenças infecto-contagiosas.
A primeira-dama do município, Cynthia Anastácio Figueiredo, conta que a Secretaria apostou nesse curso, pois apresenta baixo custo e acessibilidade, já que a raiz é forte na agricultura da cidade. “Em Anastácio é um produto fácil de encontrar. Além de saborosa, a mandioca também possui diversos benefícios para a saúde. É rica em carboidratos, vitaminas, sais minerais e um excelente antioxidante. Ela também beneficia os portadores de doença celíaca por ser livre de glúten e possui propriedades que auxiliam no aumento dos níveis de serotonina, responsável pelo bem estar”, contou.
A mandioca é hoje, considerado o alimento do século pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, devido a sua importância como uma fonte de alimento e de segurança alimentar. De acordo com informações da instituição, a produção mundial do alimento aumentou 60% desde 2000. E Mato Grosso do Sul é o segundo estado maior produtor de mandioca, segundo levantamento realizado pelo Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP.
Serviço – As inscrições podem ser feitas no dia 9 de Agosto, no Centro de Qualificação Profissional do município, situado na Rua Índio Neco, s/n, no bairro Antonio Clementino, das 13h às 17h.
Fonte: Diário Digital
Fotografia: Sindicato Rural de Corumbá