Logo CNA

CNA debate melhorias para as cadeias produtivas de mandioca e hortaliças
49099896011 9994d1b520 c

Confederação participou de reuniões das duas câmaras setoriais

13 de março 2024
Por CNA

Brasília (13/03/2024) – A CNA debateu, na terça (12) e na quarta (13), melhorias para as cadeias produtivas da mandioca e de hortaliças durante reunião das câmaras setoriais do Ministério da Agricultura.

Na terça, na Câmara Setorial da Mandioca, foi apresentado o resultado de pesquisas para melhoria produtiva da raiz e para a sustentabilidade da cadeia.

Um dos estudos, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar/Emater), foi conduzido ao longo de três gerações e ressalta a importância e os impactos do uso de material genético idôneo para redução da incidência de doenças, ganhos produtivos e qualidade da raiz.

Outro estudo apresentado identificou ações para a promoção da mecanização na cultura, em especial na colheita, que segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Hortaliças da CNA, Letícia Fonseca, que acompanhou a reunião, tem alta demanda por mão-de-obra.

“Os estudos são conduzidos em prol da seleção de implementos que sejam eficientes na colheita, mas que não ocasionem perdas na qualidade das raízes, como quebras”, observou.

Na quarta, na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças, a CNA discutiu as influências do clima na produção de hortaliças, como longos períodos de estiagem ou de chuvas severas.

“Tais eventos têm ocasionado perdas produtivas, e o setor busca alternativas para fazer a gestão dos riscos na atividade. Uma alternativa fundamental é o seguro rural”, afirmou Letícia Fonseca.

A técnica explicou que o seguro rural é uma ferramenta ofertada ao produtor que possibilita prevenir perdas. No entanto, para o setor de hortaliças há uma gama de modelos de seguro rural ainda muito limitada.

“Faz-se necessária a disponibilização de produtos com cobertura para outros sinistros, como excesso de chuvas ou períodos de estiagem que são fatores que levam a altas perdas em volumes produzidos e de qualidade”.

Áreas de atuação