Logo CNA

Tocantins

Associação de Mulheres apresenta em Palmas o resultado de capacitação do Senar
Whats App Image 2023 04 28 at 16 24 24

Assentadas fizeram cursos do Senar, expandiram os negócios e estão encantando os clientes

28 de abril 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

A associação de “Mulheres Unidas do Jalapão” mostrou em diversos pontos da capital o resultado de seus trabalhos depois que foram capacitadas pelo Senar Tocantins. Na feirinha organizada na frente de órgãos públicos e pontos movimentados de Palmas, eles apresentaram e comercializaram pães, tortas, bolos, doces e produtos artesanais derivados da mandioca, que foram produzidos nos assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza 01, onde vivem, no município de Ponte Alta do Tocantins, sudeste do estado.

“Essa ação nos mostra como a ação do Senar foi um divisor de águas na vida das participantes”, pontuou o Gerente de Educação e Promoção Social do Senar, Felipe Uassurê, que prestigiou a iniciativa das mulheres assentadas. Segundo ele, no ano passado o Senar foi até o assentamento e realizou várias edições dos cursos de “Panificação Rural” e de “Derivados a Base da Mandioca”.

Edmar Rodrigues, uma das participantes, contou que o treinamento estimulou a criação dos produtos expostos. “Aqui nós temos produtos feitos com baru, cagaita, buriti e mandioca. Uma das coisas que pedimos ao Senar na época foi o aproveitamento dos alimentos do nosso cerrado e foi o que conseguimos”, disse.

Ela contou ainda que o bolo de arroz com baru, que faz mais sucesso nas feirinhas que organizam surgiu num dos treinamentos oferecidos pelo Senar. Para a presidente da Associação, Raquel Pinheiro, a feira também é fruto de muitos anos de luta. “Os cursos deram a capacitação que a gente não tinha. Tenho orgulho de ver que nossas mulheres estão entregando produtos de qualidade, que arranca elogios por onde passa e geram renda para suas casas”, afirmou.

A associação de mulheres tem também uma agroindústria e com a produção em escala hoje fornecem uma média de 200kg de pães por semestre para as escolas de Ponte Alta.
Sobre a ação: A iniciativa da Associação de Mulheres Produtoras dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza 1 (Mulheres Unidas do Jalapão), de Ponte Alta do Tocantins, conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Trabalho e Assistência Social, da Mulher e da Agricultura e Pecuária do Tocantins.

Para mais informações, acesse Sistema FAET/SENAR

Matérias Relacionadas