Logo CNA

Santa Catarina

Grupos da ATeG Pecuária de Leite encerram atividades de 2022 com sucesso no Extremo Oeste
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Programa é oferecido pelo Senar/SC

31 de outubro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Os grupos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para pecuária de leite dos municípios de Galvão e Dionísio Cerqueira encerraram as atividades de 2022, no mês de outubro, com um encontro de avaliação sistemática de resultados. O programa é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

Em Galvão, o evento reuniu 44 pessoas e incluiu apresentação dos resultados e entrega dos certificados. A programação contou com a participação da presidente do Sindicato Marlene Daneluz e as atividades foram conduzidas pela técnica de campo Giseli Batista Pereira e pelo supervisor técnico da ATeG Fernando Schneider.

Em Dionísio Cerqueira o encontro foi conduzido pela técnica de campo Raquel Rozana Fornazari e contou com a participação do presidente do Sindicato Rural Raul Meier. Além dos produtores da ATeG estiveram presentes parceiros como a Epagri, Secretaria de Agricultura do município e laticínios. As atividades incluíram palestra do Instituto de Sanidade Agropecuária (Icasa) sobre sanidade e sobre os exames de Brucelose e Tuberculose, além de entrega dos certificados de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose (exames feitos pelo Projeto ATeG).

“Foi possível observar resultados satisfatórios em ambas as turmas, com propriedades tendo um acréscimo significativo na produção de leite, melhorando a renda e, consequentemente, a qualidade de vida das famílias”, avalia Fernando.

A supervisora regional do Senar/SC, Grasiane Viêra, que esteve presente nos dois eventos, complementa que a iniciativa foi importante para reunir os produtores e apresentar o resultado do trabalho realizado nas propriedades.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explica que as turmas em todo o Estado estão em fase de encerramento das atividades de 2022. Dessa forma, são realizados encontros para avaliação de resultados e para marcar o encerramento dos produtores que concluem o programa, além de oportunizar a confirmação dos que seguirão no ano que vem. Também é momento de abrir vagas para novos participantes ingressarem nos grupos de 2023.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca o sucesso da ATeG Pecuária de Leite no Estado e frisa que os objetivos foram atingidos pois houve comprometimento dos produtores com as mudanças sugeridas pelo programa e profissionalismo das equipes de supervisores regionais do Senar/SC, supervisores da ATeG e técnicos do programa. “Chegamos ao fim de mais um ano cumprindo as nossas metas que incluem buscar a eficiência para elevar a renda e a produtividade no campo, fortalecendo o empreendedorismo nos negócios rurais”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, lembra que a ATeG Pecuária de Leite iniciou em 2016 e, desde então, atendeu mais de 5.200 produtores em 209 municípios catarinenses. Em 2022, foram atendidos 72 grupos com 2.050 produtores de leite no Estado. A ATeG é um dos mais bem-sucedidos programas do Senar não somente em Santa Catarina como em todo o País. “É um orgulho saber o quanto estamos contribuindo para o crescimento da cadeia produtiva do leite e dos demais segmentos atendidos pelo programa”, comemorou.

ATEG SANTA CATARINA

Desde 2016, quando os primeiros grupos começaram a ser atendidos, a ATeG capacitou mais de 10.200 produtores rurais de vários segmentos em 284 municípios. Hoje, são beneficiadas 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura.

Matérias Relacionadas