Logo CNA

Santa Catarina

Grupos da ATeG Corte e Leite avaliam resultados por Santa Catarina
CNA IMAGEM PRINCIPAL 9

Objetivo foi certificar os grupos concluintes e integrar novos participantes e foram promovidos em parceria com os sindicatos rurais de cada região

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Apresentar resultados, relatar conhecimentos e debater experiencias são atividades fundamentais na busca por evolução. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), realizou em diversos municípios, eventos de encerramento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial com foco em Bovinocultura de Leite e Bovinocultura de Corte. O objetivo foi certificar os grupos concluintes e integrar novos participantes e foram promovidos em parceria com os Sindicatos Rurais de cada região.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, o evento é parte essencial do programa e deve continuar sendo realizado. “Por meio dos relatos dos participantes, a equipe da ATeG consegue compreender os feitos e as necessidades para as próximas turmas. É sempre muito gratificante e motivador receber depoimentos de produtores que tiveram suas vidas transformadas pelo programa”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, frisou que o programa vem contribuindo significativamente para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural. “As nossas metas são buscar a eficiência e a eficácia para elevar a renda e a produtividade dos produtores, elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os produtores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios”, complementou.

A coordenadora estadual do programa, Paula Coimbra Nunes, destacou a expressiva participação nos dois programas de assistência criados em 2016. “Temos muito orgulho da ATeG Leite e da ATeG Corte. São programas que movimentam milhares de produtores anualmente em busca de melhor desenvolvimento produtivo, de gestão e de padrão de qualidade”, ressalta.

Os números de participantes também foram atualizados pela coordenadora. “Na ATeG Leite temos atualmente 2.200 propriedades assistidas em todo o Estado. Quanto ao programa voltado à bovinocultura de corte atualmente alcançamos 66 grupos com 2.000 propriedades. Consideramos uma adesão excelente”.

WITMARSUM

Grupos do Programa da ATeG com foco na Bovinocultura de Corte apresentaram os resultados dos anos de 2022 e 2023 em Witmarsum. Cerca de 40 produtores que concluíram o período de dois anos e produtores que estão iniciando as visitas no ATeG estiveram presentes para relataram suas experiências. O momento também foi marcado pela palestra do BB Agro, parceiro do programa, apresentada pelo engenheiro agrônomo Eduardo Prevelato.

O supervisor regional do Senar/SC Ricardo Costa, a técnica de campo Aline dos Santos e o supervisor técnico Gerson Cunha conduziram o evento. “Foi um momento muito proveitoso onde promovemos a integração de troca de experiencias entre produtores concluintes e iniciantes do programa”, avaliou Ricardo.

Também participaram representantes do Sindicato Rural de Rio do Oeste, Cátia Hooling, Quirino Effting e Lindolfo Hoepers, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Witmarsum, Isolete Salvador.

ARARANGUÁ

Apresentar os resultados obtidos ao longo dos dois últimos anos e encerrar as atividades de 2023 foram os objetivos do encontro de avaliação sistemática do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco na Pecuária de Corte, realizado recentemente em Araranguá. A iniciativa foi do Senar/SC, em parceria com o Sindicato Rural de Araranguá.

O evento reuniu cerca de 70 produtores de Araranguá e Balneário Gaivota e contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, do prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos, do presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Rogério Pessi, do supervisor técnico da ATeG, Jaison Buss e da técnica de campo Vanuza Polli.

Na oportunidade foram apresentados os resultados alcançados ao longo dos anos de 2022 e 2023 pelo Programa ATeG que, de acordo com a supervisora, foram bastante promissores. O sucesso das atividades também foi ressaltado pelo prefeito de Balneário Gaivota que afirmou a evolução do setor com o acompanhamento e atividades do Programa de Assistência Técnica e Gerencial.

ITAPIRANGA

Cerca de 80 produtores participaram do encerramento e certificação do grupo de Itapiranga do Programa da ATeG com foco na bovinocultura de leite. Promovido em parceria com o Sindicato Rural de Itapiranga, o evento aconteceu recentemente e, na oportunidade, além de receberem o certificado de conclusão, os participantes também puderam apresentar os resultados obtidos nesses dois anos de acompanhamento do programa.

Prestigiaram o evento a supervisora regional do Senar/SC Grasiane Bittencourt Viêra, o supervisor técnico Fernando Schneider, o técnico de campo Jean Burin e o presidente do SR de Itapiranga Waldemar Schroeder. “Foi um momento muito produtivo quando pudemos ouvir os relatos dos produtores e confirmar a grande importância da ATeG na vida dessas pessoas”, ressaltou a supervisora Grasiane.

Matérias Relacionadas