Logo CNA

Santa Catarina

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte encerra com sucesso em Armazém
CNA IMAGEM PRINCIPAL5

Armazém, Sul catarinense, encerrou com sucesso as atividades da turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Corte.

16 de maio 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Armazém, Sul catarinense, encerrou com sucesso as atividades da turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Corte. A iniciativa foi desenvolvida ao longo de dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município.

O evento de encerramento, realizado recentemente no Restaurante Tia Maria, contou com a presença do presidente do Sindicato Evani Lole, da supervisora Regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, do supervisor técnico da ATeG Jaison Buss, do técnico de campo Jonas Mendes e do prefeito Luiz Paulo Rodrigues Mendes que, além de fazer parte do grupo, representou o Poder Público no evento.

Participaram 70 pessoas e, entre os destaques da programação, estiveram a apresentação dos resultados obtidos com a ATeG durante os dois anos de atendimento aos produtores, apresentação do Sistema Faesc/Senar-SC e explanação sobre os propósitos da ATeG em todas as cadeias produtivas atendidas.

Com duração de dois anos, a metodologia da ATeG é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores.

Além da bovinocultura de corte, atualmente são atendidas outras nove cadeias produtivas: Agroindústria; Agroindústria Apícola; Apicultura; Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de Corte; Fruticultura; Maricultura; Olericultura; Ovinocultura de Corte e Piscicultura.

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE EM SC

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. “Neste ano, contamos com 56 grupos e 1.600 produtores que se mostram comprometidos com o programa, que hoje é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos do agronegócio de Santa Catarina e do país”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, salienta que as propriedades rurais que participaram da ATeG se destacam como grandes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Seguimos trabalhando intensamente para elevar a produtividade, aperfeiçoar a gestão e elevar a renda dos nossos produtores”.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explica que o programa oportuniza ao produtor explorar novas estratégias para fortalecer seus negócios. “Os principais resultados técnicos alcançados incluem a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. Os dois anos de acompanhamento oportunizam aprimorar as técnicas e o gerenciamento da propriedade, tornando a produção mais eficiente e lucrativa”.

Matérias Relacionadas