Logo CNA

Santa Catarina

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte apresenta expressivos resultados em Lebon Régis
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural do município, Marcelo Spaltz, a técnica de campo Lilian Granemann, o supervisor técnico da ATeG Celio Castello de Souza e o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro.

16 de maio 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Um exemplo bem-sucedido do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Corte é o grupo de Lebon Régis, no Meio-Oeste catarinense. A turma esteve reunida, recentemente, para avaliar e celebrar os resultados. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc/SC), em parceria com o Sindicato Rural do município.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural do município, Marcelo Spaltz, a técnica de campo Lilian Granemann, o supervisor técnico da ATeG Celio Castello de Souza e o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro.

Durante o encontro, o presidente do Sindicato Rural destacou os avanços da ATeG e divulgou as demais ações destinadas ao setor produtivo. Em seguida foram apresentados os resultados obtidos com o programa e, por fim, foi realizada a entrega dos certificados aos produtores.

O momento foi essencial para confirmar o quanto a iniciativa vem contribuindo para promover inovações no campo e fortalecer o empreendedorismo rural, não somente em Lebon Régis como em todo o estado. A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais.

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE EM SC

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. “Neste ano, contamos com 56 grupos e 1.600 produtores que se mostram comprometidos com o programa, que hoje é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos do agronegócio de Santa Catarina e do país”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, salienta que as propriedades rurais que participaram da ATeG se destacam como grandes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Seguimos trabalhando intensamente para elevar a produtividade, aperfeiçoar a gestão e elevar a renda dos nossos produtores”.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explica que o programa oportuniza ao produtor explorar novas estratégias para fortalecer seus negócios. “Os principais resultados técnicos alcançados incluem a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. Os dois anos de acompanhamento oportunizam aprimorar as técnicas e o gerenciamento da propriedade, tornando a produção mais eficiente e lucrativa”.

Matérias Relacionadas