Logo CNA

Santa Catarina

Formada 5ª turma do Curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC em Seara
CNA IMAGEM PRINCIPAL 5

Clemerson Argenton Pedrozo destacou que o Senar/SC é referência no Brasil. Reconheceu o potencial catarinense ao frisar que o estado é empreendedor e que, mesmo ocupando um pequeno percentual do território nacional, representa uma das maiores economias do país

22 de janeiro 2024

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Momentos de emoção, reconhecimentos e alegria marcaram a formatura do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no CTG Seara e Pampa, no último sábado (20), em Seara, no Oeste catarinense. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município e região.

Josemar Schweitzer, 36 anos, esteve entre os 20 formandos de uma turma de 25 alunos. O produtor rural atua com a cultura de cana-de-açúcar em uma pequena indústria de açúcar mascavo da família, em Arvoredo, no Oeste catarinense. Feliz com a formação, ele contou que está com um projeto em andamento para iniciar também a produção de cachaça. “Para isso, precisamos de um responsável técnico e esse foi o principal motivo que me levou à decisão de fazer o curso Técnico em Agronegócio do Senar/SC”.

O recém-formado realçou que o curso atendeu suas expectativas. “Tivemos a oportunidade de conhecer outras propriedades em áreas que antes não conhecíamos. A maior contribuição da formação foi o conhecimento”, frisou ao exemplificar que não era feito o trabalho de gestão na propriedade. “Hoje, já temos um controle bem melhor. Conhecer a realidade de outros produtores e outras atividades agrícolas também foi muito relevante”, ressaltou.

Filha de produtores rurais, Taíse Canossa, de 24 anos, trabalha com crédito rural na CrediSeara. “Tinha ouvido falar bem do curso e não tive dúvidas de que queria fazê-lo tanto para ajudar na minha carreira profissional como para auxiliar minha família na propriedade rural. O curso proporcionou conhecimentos importantes especialmente nas visitas técnicas. Aprendi muito sobre a gestão nas propriedades e venho aplicando no meu trabalho e junto à minha família para melhorar a propriedade”, destacou a jovem que incentivou o irmão a ingressar no processo seletivo para a turma do curso Técnico em Zootecnia que está abrindo no município.

O ato solene foi conduzido pelo 1º vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, que representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e teve como anfitrião o presidente do Sindicato Rural Valdemar Zanluchi. Também estiveram presentes o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, o supervisor regional do Senar/SC Helder Jorge Barbosa, o prefeito Edemilson Canale, o patrono da turma Fernando da Silveira, a coordenadora do polo Edisséia Sordi, entre outras lideranças, tutores, demais profissionais envolvidos no curso e familiares dos formandos.

Clemerson Argenton Pedrozo destacou que o Senar/SC é referência no Brasil. Reconheceu o potencial catarinense ao frisar que o estado é empreendedor e que, mesmo ocupando um pequeno percentual do território nacional, representa uma das maiores economias do país.

Observou que o Brasil é importantíssimo para a segurança alimentar do mundo e, por isso, o agronegócio é reconhecido por todos os demais setores da economia. “Estamos trabalhando para que a população conheça um pouco mais sobre esse importante setor, que é fundamental para o crescimento econômico. É essencial a compreensão sobre o cenário e a relevância de profissionais como vocês, que cada vez mais, levarão crescimento para o campo e gerarão inovação e renda para a produção rural”.

Clemerson reconheceu, ainda, o importante papel do Sindicato Rural de Seara e dos demais Sindicatos do estado que fazem um trabalho expressivo nas bases para que a entidade chegue até os municípios.

O superintendente Zanluchi enalteceu a satisfação por comemorar 125 formados, em cinco turmas, do Curso Técnico em Agronegócio no polo de Seara. Lembrou que o presidente Pedrozo liberou ao município o Curso Técnico em Zootecnia e que já são mais de 286 inscritos para preencher 40 vagas. Cumprimentou os formandos, os tutores e todos os profissionais que foram essenciais para que a formação obtivesse êxito. “O agronegócio precisa mais do que nunca de profissionais que conciliem o aspecto técnico e o gerencial e vocês estão preparados para fazer um excelente trabalho em suas propriedades e empresas do setor”.

O prefeito de Seara mencionou que o município representa o 5º maior movimento econômico do setor agropecuário do Oeste e reforçou que a parceria do Sistema Faesc/Senar contribui para todo esse desenvolvimento. O presidente do Sindicato Rural falou sobre o trabalho da entidade, parabenizou os novos técnicos e realçou a expressiva atuação do Sistema Faesc/Senar no município e na região.

O presidente Pedrozo mandou uma mensagem destacando que o curso tem sido estratégico no preparo de técnicos para manter as propriedades e empresas preparadas para implementar tecnologias e inovações. Salientou que a formação prepara profissionais para uma gestão eficiente no agronegócio e realçou que novas turmas estão iniciando agora em vários polos catarinenses com excelentes expectativas.

CONHEÇA O CURSO

De acordo com a coordenadora da formação técnica do Senar/SC, Kátia Zanela, o curso é totalmente gratuito e tem reconhecimento do MEC e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Com carga horária de 1.230 horas, o Curso Técnico em Agronegócio é dividido em 80% das aulas a distância e 20% presenciais. Técnicas de gestão, de comercialização e execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural fazem parte dos conteúdos abordados. Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina. Os formandos recebem o diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar-SC.

01

Matérias Relacionadas