Logo CNA

Minas Gerais

FIP Paisagens Rurais: Projeto treina técnicos de campo em Belo Horizonte

9 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

De 25 de novembro a 9 de dezembro, 12 técnicos de campo que vão atuar no Projeto FIP Paisagens Rurais estão em treinamento na sede do Sistema Faemg / Senar Minas , em Belo Horizonte. A previsão é que eles saiam a campo em meados de janeiro.

Sob coordenação do analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional do Senar , Ricardo Tuller, a iniciativa visa trabalhar junto ao produtor rural do bioma Cerrado para incentivá-lo a investir em sustentabilidade, mostrando que preservação amboiental e produtividade podem caminhar juntas com sucesso.

O treinamento de 72 horas foi dividido em duas partes: na primeira, os participantes receberam informações sobre a ferramenta ISA, que trabalha o pilar socioambiental dentro da metodologia da Assistência Técnica e Gerencial; em seguida, eles passaram para a metodologia focada na parte gerencial: "vamos abordar gestao de custos a partir de indicadores, planejamento, e ate um puco de nanalise comprtamental, pela necessidade de uma boa relação entre os tecnicos e os produtores, a identidificação entre eles", como explica o instrutor Antônio Carlos de Souza ima Júnior, engenheiro agrônomo e mestre em Agronegócio, que está ministrando as aulas.

Tuller explica que os 12 técnicos são recém-chegados, fruto dos credenciamentos recentes divulgados pelo Senar Minas e que três deles já estão atuando: "eles já tinham treinamento nessa metodologia e agora já estão no Triângulo Mineiro para aplicar um questionario e captar os produtores que vão participar do projeto. Nossa expectativa é terminar a sensibilização dos 250 produtores até 20 de dezembro, separar os grupos até dia 5 de janeiro e começar a atuação em campo a partir de 15 de janeiro", detalhou.

Matérias Relacionadas