Senar apresenta resultados do projeto Fip Paisagens em Minas Gerais
Seminário em Uberlândia apontou que seis mil propriedades rurais na BA, GO, MA, MG, MT, MS e TO já receberam Assistência Técnica e Gerencial
Brasília (05/09/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural apresentou os resultados do Projeto Fip Paisagens Rurais, na terça (5), durante seminário em Uberlândia (MG). O evento foi realizado em parceria com o Sistema Faemg/Senar.
Rafael Costa, coordenador técnico da ATeG, afirmou que o projeto ultrapassou a meta inicial de quatro mil atendimentos. Até o momento são seis mil propriedades de bovinocultura de corte e de leite atendidas com Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) em sete estados (BA, GO, MA, MG, MT, MS e TO) do Bioma Cerrado.
Além dos números, Costa mostrou casos de sucesso e explicou que os indicadores usados no projeto apontaram melhorias para os produtores rurais em diversas áreas.
“Ao adotar práticas ABC e fazer o melhor manejo da pastagem, com recuperação e conservação do Cerrado por meio da ATeG, o produtor conseguiu gerar renda para o bolso dele”, afirma.
“Ou seja, alcançamos os objetivos da assistência técnica e do projeto, melhorando as margens do produtor, o lucro, a qualidade da produção e também conservando o meio ambiente.”
O foco da iniciativa é a gestão integrada da paisagem do bioma, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.
O projeto também já recuperou mais de 84 mil hectares com adoção de práticas ABC. "Os produtores rurais foram os maiores protagonistas dessa história. Juntos alocaram mais de R$ 27 milhões em práticas de recuperação de pastagens degradadas”, afirmou o coordenador.
Segundo Costa, o Fip Paisagens Rurais deve ser concluído em 2025 e, até lá, o número de propriedades rurais atendidas pode aumentar.
Também participaram do seminário Renato Laguardia de Oliveira, vice-presidente da Faemg; Celso Furtado Júnior, superintendente do Senar Minas; Thiago Silveira, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia; Sidney Medeiros, do Ministério da Agricultura, e Lilianna Gomes, do Serviço Florestal Brasileiro.
A programação do evento contou ainda com palestras sobre Recuperação de Pastagens Degradadas, Manejo de Pastagens e Análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR): da inscrição à validação. Ricardo Tuller, gerente Regional do Senar Minas em Uberlândia, falou sobre a atuação do Sistema Faemg/Senar na produção sustentável.
FIP Paisagens Rurais - O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado (FIP Paisagens Rurais) é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial.
A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Senar e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa.
Para mais informações, acesse: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/paisagens-rurais
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte