Logo CNA

Maranhão

Banco Mundial conhece ações do Sistema Faema/Senar em propriedades rurais maranhenses
Whats App Image 2023 11 08 at 11 33 38

Comitiva formada por representantes da instituição, Governo Federal e organizações internacionais supervisionou adequações ambientais e de assistência técnica do projeto FIP Paisagens

8 de novembro 2023

Por: Leocândida Rocha

Fonte: ASCOM FAEMA/SENAR

O sistema Faema/Senar e sindicatos dos produtores rurais de Presidente Dutra e de Tuntum, receberem, recentemente, representantes do Banco Mundial (Bernardete Lange e Camila Santana), MAPA (Sidney Medeiros), Serviço Florestal Brasileiro SFB (Lilian Latini), Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e Senar Brasília (Bárbara Evelyn), para vistoriar ações empreendidas em quatro propriedades-modelo, assistidas pelo projeto Fip Paisagens Rurais.

A visita ocorreu na região do médio Parnaíba, onde são desenvolvidos os trabalhos de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) e de adequação ambiental, que envolve os municípios de Santa Filomena, Tuntum e Presidente Dutra, incluindo as fazendas: São Paulo, de Geni da Silva, (P. Dutra); Felicidade, de Oswaldo Santos Filho (Santa Filomena); São Domingos, de Tiago Martins Silva (S. Filomena) e por último, a propriedade MB (Tuntum), de Maria Alves Brito.

Equipe reunida em fazenda MB, em Tuntum, da produtora rural, Maria Brito.

O grupo foi acompanhado pelo presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, e gestores sindicais de Presidente Dutra (Magno Baltazar Alves Lima), e de Tuntum (José Reinaldo Gomes da Silva). Também acompanharam todas as atividades, o gerente de ATEG, Epitácio Rocha e a coordenadora, Aline Saldanha. Além da equipe de campo formada pelo coordenador do projeto no Maranhão, Rozalino Aguiar, supervisora, Itamara França, além dos técnicos Roselma dos Santos, Raimundo Sérgio Oliveira, Amós Saraiva e Nilo Oliveira.

Tecnologias - Todas as propriedades rurais receberam, durante os dois anos de assistência, tecnologias essenciais para o seu desenvolvimento e padronização conforme exigência da Legislação Ambiental Brasileira gerando benefícios ambientais, conforme previsto no projeto aplicado no Maranhão e no país desde 2019, que inclui: análise e correção de solo, recuperação de área de pastagem degradada, controle de praga na pastagem, preservação da flora e fauna na propriedade, restabelecimento da vegetação em áreas degradadas (regeneração natural sem manejo), dentre outras importantes ações para o fortalecimento da produção.

Em cinco anos de execução no estado, foram atendidas 474 propriedades que receberam ao menos uma visita do projeto. Dessas, 220 foram concluídas com 24 visitas realizadas. Encontram-se em atendimento, 178 que seguem até o início do próximo ano.

Vistoria das intervenções feitas no campo.

Durante a passagem, a coordenação apresentou todas as intervenções feitas nas propriedades, através de demonstrações práticas, testemunhais e visitas in loco, em áreas atendidas.

“Sinto-me lisonjeada em ter o Senar e os parceiros do projeto aqui comigo. O meu sentimento é de alegria em perceber que avancei bastante em tecnologias, projetos, sonhos, coisas que queria fazer e que não conseguia. Hoje isso é uma realidade”, disse Maria Brito, produtora rural, da Fazenda MB em Tuntum.

O Senar Central foi quem conduziu todo o processo de vistoria, através da coordenadora técnica do projeto, Barbara Evelyn da Silva. Durante a passagem pelas propriedades, ela reforçou a sua impressão sobre o empenho da equipe técnica do Senar, observada em visita anterior feita em junho deste ano.

“Sempre que a gente visita, percebe a seriedade que o Senar tem com o Fip Paisagens Rurais. Isso denota o compromisso de toda equipe com o produtor rural. Sem dúvida isso faz toda a diferença”, disse a engenheira agrônoma.

Sidney Medeiros, auditor fiscal federal agropecuário do MAPA, destaca a parceria com o Senar para o desenvolvimento de um trabalho que tem como foco a assistência técnica e as adequações necessárias para o meio ambiente.

“Nós trabalhamos em Brasília e o Senar é que faz este papel de acompanhar os produtores no campo. Portanto, parcerias assim são essenciais para que as intervenções deem certo”, ressaltou ele, em conformidade com a declaração do presidente Raimundo Coelho, que esteve na última visita da missão empreendida pelo grupo.

“O Fip Paisagens Rurais, que foca melhorias para o produtor, com aplicação de novas técnicas e investimentos ambientais além da conscientização do uso legal da natureza, A vistoria é necessária para que outros projetos cheguem até nós e possamos colher bons frutos na produção agropecuária maranhense”, frisou.

Técnico Nilo Oliveira explica o trabalho feito na propriedade

Fip Paisagens Rurais - O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

O foco do Projeto Paisagens Rurais é a gestão integrada da paisagem do Bioma Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.

Matérias Relacionadas