Senar destaca resultados do Fip Paisagens Rurais em missão do Banco Mundial
Parceiros se reúnem em Brasília nos dias 17 e 18 para discutir andamento do projeto
Brasília (17/10/2024) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participa, nos dias 17 e 18 de outubro, da missão do Banco Mundial, em Brasília, que discute os resultados do projeto FIP Paisagens Rurais.
A iniciativa atende pecuaristas da bovinocultura de leite e de corte com Assistência Técnica e Gerencial em propriedades localizadas no Bioma Cerrado, nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.
O FIP Paisagens Rurais é uma parceria entre várias instituições e financiado pelo Banco Mundial com foco no processo produtivo integrado à paisagem, com conservação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal e adoção das tecnologias de Baixa Emissão de Carbono (ABC).
Na missão desta semana, foi feita uma apresentação conjunta dos parceiros sobre o andamento do projeto, que já atendeu mais de 6,4 mil propriedades rurais.
A coordenadora do FIP Paisagens Rurais no Senar, Bárbara Silva, explica que o projeto se mostrou bastante desafiador, mas apresenta resultados bastante expressivos.
“As ações voltadas para a conservação e recuperação ambiental resultaram em mais de 22 mil hectares de área com adoção de práticas de conservação e restauração em APPs e Reserva Legal. E nas áreas destinadas à produção de carne e leite, foram implementadas práticas ABC em mais de 101 mil hectares com uso, principalmente, das estratégias de Recuperação de Pastagens Degradadas e Integração Lavoura Pecuária.”
Segundo Bárbara, a área com intervenções do projeto soma aproximadamente 123 mil hectares que, com investimentos próprios e apoio da ATeG, os produtores desenvolveram as boas práticas de produção e conservação ambiental.
“Isso mostra que os produtores rurais não só têm o interesse, mas, com o devido suporte e orientação, podem implementar as adequações necessárias para alcance de melhores produtividades, com geração de renda, sustentabilidade e conservação do bioma Cerrado que têm grande relevância na produção agropecuária do país.”
Bárbara ressaltou que o projeto também apresenta outros destaques importantes que foram discutidos nesse primeiro dia da missão.
“Importante destacar o percentual expressivo de produtores satisfeitos com o atendimento da ATeG. Na pesquisa realizada pelo projeto, sob coordenação da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), 98% dos produtores entrevistados afirmaram que o atendimento realizado pelas equipes de campo foi bom ou excelente. Ao todo o Senar empenhou mais de 270 profissionais entre técnicos de campo, supervisores e coordenadores regionais e nacionais para o FIP Paisagens.”
O projeto também contribuiu com a análise e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades atendidas, principalmente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia.
Além do Senar, GIZ e Banco Mundial, o FIP Paisagens Rurais tem a parceria do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e da Embrapa.
Na sexta (18), a missão discutirá o plano de ação para 2025 e os próximos passos do projeto.
Saiba mais sobre o Paisagens Rurais: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/paisagens-rurais