Logo CNA

Finalistas do Prêmio Brasil Artesanal participam da Expovitis 2024
Expovitis Feira

Feira foi realizada de 19 a 21 de julho, no Distrito Federal

22 de julho 2024
Por CNA

Brasília (22/07/2024) – Dezenove produtores rurais, vencedores e finalistas das edições do Prêmio CNA Brasil Artesanal, comercializaram seus produtos na Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo (Expovitis), de 19 a 21 de julho, em Brasília (DF).

Os produtos foram expostos em estandes fornecidos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os visitantes puderam experimentar os alimentos artesanais e ouvir diretamente dos produtores toda a história por trás da produção.

Grupo formado por produtores rurais do do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo e Paraná Grupo formado por produtores rurais do do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo e Paraná

Além disso, quem passou pelo local pôde comprar queijos, salames, azeites, vinhos tintos, brancos e espumantes, provenientes do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo e Paraná.

Vinhos, espumantes e azeites – Para Allana Mastella, da Vinícola Della Mastela, a participação no evento foi muito interessante por ter a oportunidade de estar em um evento de vitivinicultura nacional. A vinícola é recente e já tem uma boa clientela, sendo inaugurada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), em agosto de 2023.

Allana Mastella, da Vinícola Della Mastela Allana Mastella, da Vinícola Della Mastela

Nayana Argenta e seu pai, Arlando Argenta, proprietários da Vinícola Valparaiso, no município de Barão (RS), comemoraram a iniciativa da CNA de proporcionar a participação na Expovitis. “Chegou em um momento perfeito. A gente, mais do que nunca, precisa de apoio de todos e aqui é uma verdadeira vitrine para os nossos produtos e o reconhecimento do nosso trabalho”, afirmou Nayana.

A produtora de azeite Carolina Capoani, também expôs e comercializou o seu azeite, da marca Capolivo, produzido em Canguçu (RS) e vencedor do concurso de azeite da CNA em 2023. “É muito bacana essa iniciativa, porque para nós produtores, a visibilidade é muito importante. Estar em eventos como estes é realmente relevante para dar visibilidade ao que a gente produz com maior qualidade. Vendemos tudo o que trouxemos para a feira, um sucesso”, destaca.

Carolina Capolino, produtora do azeite Capolivo Carolina Capolino, produtora do azeite Capolivo

Ondina Becker, proprietária da marca de azeite Herança do Cerro, de Encruzilhadas do Sul (RS), finalista do concurso da CNA no ano passado, também expôs seus produtos na feira.

Queijos - A produtora e vencedora da edição de queijos de 2022, a holandesa, Gezina Willemina, comemorou a participação na Expovitis. Seus produtos, os queijos Cornélia maturado e condimentado, chamaram a atenção na feira.

Produtores exibem troféus do Prêmio CNA Brasil Artesanal, edição de queijos Produtores exibem troféus do Prêmio CNA Brasil Artesanal, edição de queijos

“O nosso queijo é tipo gouda, produzido com leite cru, o que dá um sabor bem autêntico ao produto. O nosso condimentado leva feno grego, que é um condimento que conhecemos na Holanda. Dá um sabor de nozes ao queijo”, explicou Gezina.

Os visitantes também aprovaram o queijo da Fazenda Generosa, também vencedor do concurso da CNA em 2022. O queijo minas meia cura “O Lendário da Generosa” foi o carro-chefe do estande do casal de produtores Joaquim Luiz de Carvalho e sua esposa Nádia Carvalho.

Queijos da Fazenda Generosa, de Minas Gerais Queijos da Fazenda Generosa, de Minas Gerais

“Participar desse evento foi maravilhoso. Desde quando a gente ganhou a medalha da CNA em 2022, a fazenda mudou. Os queijos da Fazenda Generosa mudaram de patamar. Acho que o cuidado, o incentivo da CNA para o produtor é simplesmente maravilhoso. Estamos encantados, fizemos ótimas vendas”, enfatizou Nádia.

Salames - Outros produtos muito procurados pelos visitantes da feira foram os salames da marca Caravaggio, de Catanduvas (PR). O produtor rural Ediney Neis, vencedor com o salame da marca em 2020, destacou o que o concurso representou para a sua empresa e toda a sua família.

Ediney Neis, Mayara Neis e a filha Rafaela Neis Ediney Neis, Mayara Neis e a filha Rafaela Neis

“A participação no concurso foi decisiva na nossa vida. Quando participamos do concurso estávamos quase fechando a empresa, mas a CNA veio e mostrou pra gente que tínhamos um bom produto na mão, de alta qualidade, que não sabíamos. Somos muito gratos e nos sentimos muito satisfeitos em participar dessa feira juntamente com a CNA”, destacou.

A produtora rural Mariana Ribeiro Teixeira, da Salames Beira Mato, de Formiga (MG), também participou da feira e comemorou as vendas. A Beira Mato é uma pequena salumeria familiar formada pelos irmãos Mariana e Felipe Teixeira.

Mariana Ribeiro Teixeira, da Salames Beira Mato Mariana Ribeiro Teixeira, da Salames Beira Mato

Em quase uma década, a CNA promoveu concursos para premiar produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e charcutaria, azeites, vinhos e espumantes e café. Atualmente, a entidade realiza uma edição do prêmio para produtores de mel de todo o país.

Na abertura oficial da Expovitis, o empresário Ronaldo Triacca, um dos organizadores da feira e vencedor do concurso de vinho tinto do Prêmio CNA Brasil no ano passado, destacou a importância da participação de pequenos e médios produtores rurais no evento e ressaltou o apoio do Sistema CNA/Senar.

Público - Durante a feira, a CNA também realizou degustações para o público. “Fizemos várias harmonizações guiadas com os produtos finalistas do Prêmio CNA Brasil. Foi maravilhoso ver os estandes dos pequenos produtores lotados de um público sedento por produtos de qualidade. Do campo diretamente para a mesa dos brasileiros”, disse a especialista Bárbara Soares.

CNA realizou harmonizações com produtos artesanais premiados CNA realizou harmonizações com produtos artesanais premiados

A gestora pública Paula Salim se considera uma conhecedora e apreciadora de queijos e aprovou os produtos e a iniciativa. “Não conhecia essa marca de queijo da Fazenda Generosa e estou impressionada com a qualidade e apaixonada pelo sabor, são espetaculares. Mas o meu preferido foi o parmesão, que estou levando para casa”, disse.

“A qualidade me chamou a atenção, dos salames, azeites, vinhos. Essa proximidade com o produtor, que nos explica sobre o produto, é muito interessante, uma forma de valorizarmos ainda mais o trabalho deles. Além disso, os produtos estão com preços acessíveis”, destacou Paula.

A produtora rural Nádia Carvalho, da Fazenda Generosa, e a consumidora Paula Salim A produtora rural Nádia Carvalho, da Fazenda Generosa, e a consumidora Paula Salim

A assessora técnica da CNA e gestora do prêmio, Fernanda Regina Silva, destacou a participação dos produtores. “Para nós é uma grande satisfação proporcionarmos que mais pessoas conheçam suas histórias e possam valorizá-los ainda mais. Sabemos do amor com que eles produzem esses produtores artesanais e tradicionais”, disse Fernanda.

Artesanais e Tradicionais - O prêmio é uma das ações do Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais, realizado desde 2019. Além de receber valores e um selo de qualidade, os produtores ganham visibilidade e acesso a feiras, novos mercados para chegar diretamente ao produtor rural.

O Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais foi criado com o objetivo de promover produtos artesanais, valorizando o produtor rural e sua família, trabalhando a agregação de valor, a cultura regional e o reconhecimento dos produtos artesanais brasileiros. Ele trabalha com capacitação e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), consultoria, para a melhoria do ambiente tributário, fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização.

Confira no Flickr do Sistema CNA/Senar a cobertura fotográfica da participação da CNA na Expovitis