Logo CNA

Amapá

Faeap/Senar apresenta ao representante da Embaixada dos EUA os potenciais econômicos do Amapá e a relação do agronegócio com o meio ambiente
Reuniao embaixada EUA

Encontro possibilitou também um diálogo sobre as características regionais do Estado, com destaque para a importância da ampliação do mercado de produtos locais

28 de abril 2023

Por: Daniel Alves - ASSCOM FAEAP/SENAR

Nesta sexta-feira (28), o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais, Iraçu Colares, junto com sua equipe técnica, reuniu com o conselheiro para meio ambiente, ciência, tecnologia e saúde da Embaixada dos EUA no Brasil, Glenn Fedzer e o assessor de assuntos científicos, Alessandro Shimabukuro, para demonstrar as capacidades produtivas do Amapá e o trabalho consciente realizado pelos produtores de alimentos em relação ao meio ambiente.

Inicialmente o presidente Iraçu Colares, que também é engenheiro agrônomo e pecuarista, apresentou um histórico da formação do Estado do Amapá, considerando o campo produtivo, os avanços, as dificuldades e as oportunidades. Um dos pontos principais da sua fala foi a questão dos entraves ocasionados pela falta de regulação fundiária, que provocam o atraso na expansão do setor econômico-social.

Com uma agenda no Amapá, Glenn Fedzer também quis conhecer a representação dos produtores rurais locais para, deste modo, ouvir as suas demandas e conhecer o trabalho que equilibra diariamente os desafios ambientais e climáticos com o desenvolvimento econômico. “Nesse distanciamento entre produtores e ativistas ambientais, sempre afirmo que vocês são a solução. Os agricultores são parceiros e precisamos trabalhar juntos, porque sem esse movimento econômico não é possível resolver o problema. A prioridade são as pessoas que precisam de oportunidade para ter uma vida normal”, ressaltou.

Desta forma, a reunião serviu como uma oportunidade de estreitar laços com os membros da Embaixada americana. O gerente técnico do SENAR/AP, Valdinei Gomes, apresentou-lhes um resumo dos potenciais econômicos do Estado, além da relação positiva dos produtores rurais amapaenses com o meio ambiente.

Também participaram representando o SENAR/AP o superintendente, Francisco Rocha e a analista administrativo e financeiro, Lucicleia dos Santos; em nome da FAEAP, o assessor José Luiz Freitas.