Logo CNA

Faculdade CNA realiza aula inaugural dos cursos de graduação a distância

Alunos conheceram equipe multidisciplinar

1 de setembro 2018
Por Faculdade CNA

Brasília (1º/09/2018) – A Faculdade CNA realizou neste sábado (1º) a aula Inaugural dos cursos de graduação a distância em Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística.

A Faculdade CNA é uma instituição de ensino ligada ao Sistema CNA/SENAR/ICNA, entidade que representa os produtores rurais brasileiros.

O encontro de abertura EaD foi transmitido na sede da instituição em Brasília para os alunos de oito polos de ensino em Gandu (BA), Fortaleza (CE), Rio Bananal (ES), Cuiabá (MT), Santa Izabel do Pará (PA), Campina Grande e João Pessoa (PB) e Palmas (TO).

O diretor-geral da instituição, André Sanches, explicou a estrutura organizacional e a representatividade do Sistema CNA/SENAR/ICNA na economia brasileira.

“A Confederação da Agricultura e as Federações de Agricultura e Pecuária são entidades participantes de debates para o desenvolvimento do Brasil. Isso nos dá uma condição muito favorável e positiva para propor e apresentar as demandas do setor”, destacou o diretor.

Ele acrescentou que o Sistema CNA tem feito um esforço para a formação de mão-de-obra qualificada e que entenda dos processos de gestão no meio rural.

O professor Joaci Medeiros, que também é coordenador de cursos EaD da Faculdade CNA, ministrou a aula “A importância da visão sistêmica no agronegócio”.

Na apresentação, o professor explicou o conceito de Agribunsiness, proposto por Davis e Goldberg em 1957, que trata da soma de suprimentos agrícolas nas operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.

A necessidade de aumentar o índice de produtividade diante do aumento da população também foi abordada. “Em 1950, um produtor rural precisava produzir alimento para 16 pessoas do meio urbano. Em 2020, um único produtor precisará alimentar 200 pessoas da cidade. Por isso, o produtor precisa produzir cada vez mais e melhor, com tecnologia e sustentabilidade”, explicou o professor.

Os novos estudantes da Faculdade CNA também conheceram a equipe de professores, tutores e equipe multidisciplinar.

O detalhamento das atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi apresentado pela coordenadora de Educação a Distância da Faculdade CNA, Fernanda Matos Ribeiro.

“Para o processo de aprendizagem a busca da autonomia é fundamental, como exercício nessa busca a participação dos estudantes em todas as atividades pedagógicas, faz parte da construção do conhecimento. Para isso, toda a equipe da Faculdade CNA está à disposição dos estudantes”, declarou.

Mariana Fernandes da Silva é aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos e ficou entusiasmada com a aula inaugural. “Foi incrível e bastante esclarecedor entender os projetos da CNA, o ambiente virtual e conhecer a equipe de professores”, declarou.

Renato da Silva Brandão é filho de produtores rurais e escolheu cursar a graduação em Logística. “Eu já tinha feito curso técnico em logística e escolhi a Faculdade CNA para cursar o ensino superior por ter essa aproximação com o campo. Estou com a expectativa de aprofundar os conhecimentos e poder contribuir com a melhoria da produtividade da propriedade de seus pais”, concluiu.

Confira como foi a aula inaugural do segundo semestre de 2018:

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109 1419
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas