Logo CNA

Bahia

Evento realizado pelo Sistema FAEB/SENAR dá início às ações do AgroNordeste em Guanambi

11 de fevereiro 2020

Por: Ascom Sistema FAEB/SENAR

Agronordeste 1

Em um encontro que reuniu autoridades, produtores e trabalhadores rurais na Câmara de Vereadores de Guanambi, foram apresentadas as primeiras ações previstas do AgroNordeste para a região. Logo na abertura do evento, o presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, ressaltou que o projeto será um divisor de águas na vida dos produtores rurais. “Estamos aqui hoje para apresentar a vocês todas as ferramentas de conhecimento, assistência técnica e tecnologia que vão, certamente, transformar o campo aqui no Nordeste. A nossa expectativa é de que o resultado traga um grande impacto no desenvolvimento e produção do nosso setor”, disse Miranda.

Agronordeste 2

Humberto justificou ainda a escolha da região nesse início do projeto: “Guanambi é uma cidade referência, de uma região muito importante no estado e com um potencial muito grande. O Sistema Faeb/Senar, em parceria com o Senar Central e o Governo Federal através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vem para trazer a sua contribuição com esses primeiros 300 produtores que serão atendidos, mas nossa expectativa é de aumentar esse número e atender um número maior de pessoas”.

80

A vice-presidente da FAEB, Carminha Missio, acrescentou ainda que "é o momento de aproveitarmos o grande apoio que o setor está recebendo para nos unirmos, nos organizarmos e fazermos a diferença no Brasil. Nosso país vai alimentar o mundo e precisamos nos preparar pra isso".

Agronordeste 7

Os produtores rurais atendidos – dos distritos irrigados de Ceraíma e Estreito – irão receber assistência técnica e gerencial, através de técnicos contratados pelo Senar (agrônomos, zootecninistas e médicos veterinários).

74

O evento contou com as presenças do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho; do deputado federal, Arthur Maia; do superintendente regional da Codevasf, Harley Nascimento; do presidente da Coopag, João Bosco; da vice-presidente da FAEB, Carminha Missio; do vice-presidente de desenvolvimento agropecuário da FAEB, Rui Dias; do 2º vice-presidente Administrativo Financeiro da FAEB, Edson Moniz; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guanambi, Nelson Gomes; além dos técnicos que vão atuar no programa e os produtores da região.

Agronordeste 4

O AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Os objetivos do plano são: aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

Agronordeste 5

Agenda em Guanambi – Pela manhã, Humberto Miranda e comitiva participaram de uma reunião no Sindicato dos Produtores Rurais do município, com o presidente do Sindicato da cidade, Nelson Gomes e outros líderes do agro. No fim da tarde, o presidente e comitiva ainda visitaram o distrito de irrigação de Ceraíma.