Logo CNA

Bahia

“Pulverização aérea é segura, eficiente e viabiliza a produção de alimentos em larga escala”, diz vice-presidente da Faeb, em audiência pública
Pulveriza foto1

Tema foi discutido na Assembleia Legislativa

11 de setembro 2023

Por: Sistema Faeb

Fonte: Sistema Faeb

Moura se posicionou contra o Projeto de Lei que tenta proibir a atividade no Estado

Pulveriza foto1

O Projeto de Lei 24.938/2023, que propõe a proibição da pulverização aérea em território baiano foi tema de audiência pública, realizada nesta terça-feira (5), nas Comissões de Agricultura e Política Rural e de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado. O encontro reuniu parlamentares, promotores, pesquisadores, representantes das entidades do setor agropecuário e da sociedade civil para debater o texto, que prevê a proibição de uma atividade regulamentada e fiscalizada em todo País.

Praticada há mais de 20 anos só na Bahia, a pulverização de defensivos químicos utilizando aviões agrícolas cumpre normas técnicas específicas, como horário de aplicação, monitoramento da direção do vento, altura e velocidade da aeronave e distância mínima de rios e áreas de proteção ambiental.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura, enriqueceu o debate ao apresentar dados sobre a produção agropecuária no Estado. Segundo ele, os aviões agrícolas têm sido grandes aliados da agricultura moderna, sendo ferramentas indispensáveis para aplicação não só de defensivos químicos, mas também de adubos e até sementes em grandes áreas agricultáveis ou em terrenos de difícil mecanização.

Pulveriza foto2

“Esta ferramenta tem viabilizado a produção agrícola em grande escala, uma vez que reduz o custo da produção e nos torna competitivos. Temos que ter cuidado com algumas narrativas que podem trazer sérios danos à nossa economia. O agro, assim como qualquer outro setor econômico, não faz caridade, visa mercado, mas não podemos esquecer que ao inviabilizar a atividade o maior impacto sofrido será a insegurança alimentar”, disse ao ressaltar que o Brasil exporta para mais de 200 países, inclusive para União Europeia, e que não teria tanta penetração de mercado se o que produzisse não fosse seguro e de qualidade.

Se aprovado, o Projeto de Lei de autoria do deputado Hilton Coelho (PSOL) inevitavelmente vai influenciar um aumento no valor da cesta básica e, em um cenário mais drástico, impor o risco de desabastecimento.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto (PT), ressaltou que é uma discussão inútil questionar a ferramenta utilizada, já que a pulverização, seja terrestre ou aérea, cumpre a mesma função.

Produtores rurais de diferentes regiões da Bahia acompanharam as discussões conduzidas pelo presidente da Comissão da Agricultura, deputado Manuel Rocha (União Bahia), e que contou com a participação de representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba); Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf); Sindicato de Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM); Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag); do secretário de Agricultura do Estado, Wallison Tum; e de moradores de comunidades tradicionais.

Ascom Faeb