Logo CNA

Santa Catarina

Equipes técnicas da ATeG participam do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, em Chapecó
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Cinquenta técnicos e supervisores técnicos participaram do evento nesta semana

9 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Cinquenta técnicos e supervisores técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Leite, desenvolvido pelo Sistema Faesc/Senar, participaram nesta semana (de 7 a 9/11) do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Em sua 12ª edição, o evento é promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet).

A coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, acompanhou o grupo e explica que o Sistema Faesc/Senar investe fortemente na capacitação dos técnicos e supervisores, que estão no campo atendendo os empreendedores rurais. “O evento é bastante completo em termos científicos, muito rico em informações e o objetivo é que nossas equipes aperfeiçoem e atualizem conhecimentos para que possam aplicar nas propriedades rurais da melhor forma possível, visando auxiliar os nossos produtores”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça que investir em capacitação e profissionalização é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento. “As tecnologias e as práticas agropecuárias evoluem constantemente e é fundamental que as equipes técnicas estejam atualizadas sobre as últimas tendências para oferecer o melhor serviço possível aos produtores rurais. O Simpósio do Núcleovet representa anualmente uma excelente oportunidade para atualização, troca de experiências e networking”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que uma equipe técnica bem capacitada está mais preparada para identificar problemas e propor soluções adequadas às necessidades do produtor. “Isso é essencial para elevar a produtividade, aperfeiçoar a gestão, melhorar a renda e promover a sustentabilidade dos negócios no meio rural”.

SOBRE A ATEG LEITE

A ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 e, desde então, atendeu mais de 6.400 produtores rurais. Atualmente, o número de participantes soma 2.715 pessoas em todo o Estado.

O programa oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão de forma eficiente e permite alcançar mudanças no ambiente das empresas rurais. O objetivo é melhorar a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade das propriedades leiteiras por meio da assistência aos produtores e da adoção de boas práticas de manejo.

Além da bovinocultura de leite são beneficiadas outras nove cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura.

Matérias Relacionadas