Logo CNA

Santa Catarina

Equipe da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC planeja ações de 2024
CNA IMAGEM PRINCIPAL15

Encontro foi conduzido pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e ocorreu na sede do Sindicato Rural de Lages

5 de fevereiro 2024

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

A equipe da supervisão técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), esteve reunida sexta-feira (02), para alinhar e planejar as ações do programa em 2024. O encontro foi conduzido pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, e ocorreu na sede do Sindicato Rural de Lages.

A ATeG beneficia 10 cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. Com a iniciativa, o produtor acessa um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar inovações importantes no ambiente das empresas rurais.

Com duração de dois a quatro anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância e participação em Dias de Campo, Seminários e outros eventos.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que os resultados são expressivos. Somente em 2023, foram 296 turmas com a participação 8.710 produtores e trabalhadores rurais capacitados pela ATeG. Desde que foi criado em 2016, o programa capacitou mais de 12.000 produtores rurais de vários segmentos em todas as regiões catarinenses nas 10 cadeias produtivas. Neste ano, o objetivo é fortalecer ainda mais as ações do programa”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, frisa que as metas incluem buscar a eficiência para elevar a renda e a produtividade dos produtores por meio da elaboração de um planejamento estratégico das propriedades e capacitação para o empreendedorismo e a gestão dos negócios. “Trata-se de uma ferramenta essencial para aumentar a competitividade do agronegócio”.

Paula Coimbra Nunes destaca que a equipe está preparada e animada para seguir oferecendo um atendimento personalizado aos produtores rurais. “O encontro foi positivo e, além de planejar, possibilitou avaliar e apontar oportunidades de melhorias. Com isso, é possível entendermos cada vez mais as necessidades e os desafios de cada estabelecimento rural, auxiliar na elaboração de diagnósticos precisos e apoiar os produtores no uso de ferramentas que potencializam o crescimento dos negócios do campo”.

SAIBA QUEM SÃO OS SUPERVISORES TÉCNICOS DA ATEG DE CADA REGIÃO DO SENAR/SC:

Bruno Zanete Nesi (planalto serrano)

Célio Castello de Souza (planalto serrano)

Fernando da Silveira (meio-oeste e oeste)

Fernando Schneider (extremo-oeste)

Gerson Cunha (vale do Itajaí)

Guilherme Romani de Mello (meio oeste)

Jaison Buss (sul)

Leandro Simioni (extremo oeste e oeste)

Pablo Henrique Ambrosio (sul e vale do itajaí)

Rafael Loregian (meio oeste, norte e planalto serrano)

Taiane Caroline Plautz Pscheidt (norte)

Matérias Relacionadas