Amazonas
Notícias
Em Humaitá, Senar Amazonas e Sebrae/AM realizam Dia de Campo com foco em fruticultura para produtores rurais assistidos pela ATeG
A ação integra o convênio firmado com o Sebrae/AM e teve foco em fruticultura direcionada para produtores rurais da cadeia produtiva de fruticultura atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-AM.
Por: ASCOM-Sistema Faea Senar Fundepec/AM
Fonte: Sistema Faea Senar Fundepec/AM
Na sexta-feira, 16 de agosto, o Senar Amazonas (Senar-AM), representado pelo presidente Muni Lourenço, pela superintendente Jeyn’s Alves e equipe técnica da instituição, em convênio com o Sebrae/AM, representado por Glayvien Costa e Erivan Oliveira, em parceria com a Embrapa, representada por Jefferson Macedo, promoveu uma ação do Dia de Campo, no município de Humaitá. As atividades foram realizadas na Fazenda Cavalari, no quilômetro 3 da BR-230, do produtor rural Vilson Scandolara e na Chácara Lemos (Km 07 da BR-230), pertencente a Rosário Lemos.
A ação integra o convênio firmado com o Sebrae/AM e teve foco em fruticultura direcionada para 23 produtores rurais da cadeia produtiva de fruticultura atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-AM.
O objetivo foi apresentar aos participantes diferentes técnicas em fruticultura, com ênfase em manejo e tratos culturais, produção de mudas e adubação orgânica. A técnica de campo da ATeG, Naira Bentes e a instrutora do Senar-AM, Thamiris Machado foram os responsáveis por conduzir as estações de aprendizagem durante a ação.
A abertura da ação contou com a presença do presidente do Senar-AM, Muni Lourenço, da superintendente do Senar-AM, Jeyn's Alves, dos representantes do Sebrae/AM, Glayvien Costa e Erivan Oliveira e do representante da Embrapa, Jefferson Macedo.
“Estamos aqui em Humaitá com mais uma ação do Dia de Campo do Senar Amazonas em parceria com o Sebrae, trazendo produtores da turma de ATeG do Senar, da cadeia produtiva de fruticultura e que atuam também na parte de produção de hortaliças, eles que já estão praticamente na fase final dos dois anos do programa com resultados extremamente positivos, aumento de renda, de produtividade, de produção e adoção de novas tecnologias. O próprio Vilson, que está sediando o Dia de Campo, antes não tinha e passou com a ATeG a adotar em 50% do açaizal, o sistema de irrigação aumentando a sua produtividade com todo o assessoramento técnico da ATeG do Senar”, avaliou positivamente, o presidente, Muni Lourenço.
Para a superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves, é muito importante a troca de experiência entre os produtores assistidos pela ATeG que ocorre em um Dia de Campo. “Os produtores assistidos têm aqui essa oportunidade de trocar experiência, além de observar as boas práticas e toda a tecnologia que hoje a propriedade implementou”, enfatizou.
Também participaram do Dia de Campo, o assessor da presidência e gerente-executivo do Fundepec/AM, Marcos Pinheiro, a gerente técnica do Senar-AM, Fernanda Melo, a supervisora da Formação Profissional Rural (FPR), Genícia Menezes, o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Rodrigo Guimarães e a supervisora da ATeG, Juliana Miranda.
Estações
O Dia de Campo contou com três estações. Na primeira, com o tema ‘análise de solo e produção de mudas’, os participantes aprenderam sobre análise de solo antes da implantação, viveiro, manejo e produção de mudas. Também foram trazidos conhecimentos sobre o aproveitamento adequado da produção do viveiro, preparo do substrato e repicagem de mudas.
Na segunda estação, os produtores receberam informações sobre preparo de composto orgânico, além do cultivo de adubação verde em Sistemas Agro Florestais (SAFs), e capim associado.
A terceira estação trouxe informações importantes sobre os tratos culturais, manejo em geral como a poda nas propriedades rurais, importância dentro dessa cadeia e os principais tipos, associando com técnicas de irrigação e ventosas, além de abordarem sobre pragas e doenças.
Calendário integrado
A ação faz parte do calendário integrado do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), e visa levar conhecimento teórico e prático para desenvolver as propriedades rurais no Estado. Busca também sensibilizar e despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental e adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
Fotos: Soni Carvalho
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar