Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Diagnóstico da saúde financeira da propriedade pode definir futuro da atividade
Transformando economia 2021 web

Levantamento de bens e mudanças no manejo são alguns pontos importantes ressaltados pelo instrutor do Senar/MS

27 de agosto 2021

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Uma gestão bem-feita e de forma profissional define o futuro da propriedade rural. Identificar a realidade da atividade e fazer um levantamento detalhado dos bens são alguns dos pontos importantes a serem realizados pelo produtor rural e seus colaboradores. Esse é um dos pontos destacados pelo instrutor do Senar/MS João Vieira na série #TransformandoVidas desta semana.

“O primeiro passo do diagnóstico é identificar a realidade do produtor rural. Visitamos a propriedade e verificamos qual a demanda, qual a estrutura. Muitos produtores rurais não sabem o que existe na sua propriedade e através do diagnóstico é levantado informações iniciais de patrimônio, recursos que têm disponíveis, para assim a gente chegar na questão financeira do levantamento”, detalha.

João é instrutor da disciplina “Diagnóstico da Empresa Rural” do Curso Técnico em Agropecuária do Senar/MS, que acontece no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.

Aos alunos e futuros profissionais do campo, o instrutor repassa pontos importantes a serem levados em consideração no momento deste diagnóstico.

“Após as informações gerenciais levantadas inicialmente nós partimos para a questão de levantamento financeiro da propriedade rural. Muitos produtores não têm conhecimento de como está a sua economia e através desse levantamento nós mostramos qual o seu sistema de produção, como está funcionando e o impacto que pode causar. Nós mostramos como está a real situação dele e como ficará caso ele venha fazer mudanças”.

Essas mudanças de comportamento e ações na propriedade devem melhorar a saúde econômica da atividade.

“Já presenciei situações em que o produtor não tinha esse controle financeiro e foi mostrado para ele, através de planilhas de fluxo de caixa, indicadores econômicos, onde ele teve o manejo modificado. E assim ele tem a visão financeira da sua produção rural”, afirma João.

E o resultado de todo esse raio x da propriedade é uma produção lucrativa e mais qualidade de vida a todos que participam desse processo.

“Todo processo produtivo tem a finalidade de gerar riqueza. É o que falamos na economia. A partir do momento que o produtor tem o controle financeiro da sua produção, desde a aquisição de insumos até a venda do produto, ele tem esse retorno financeiro realizado. Muitos acham que estão tendo esse retorno financeiro e, na verdade, não está ocorrendo. E quando implantamos esse gerenciamento, traz um impacto econômico que vai fazer com que ele cresça essa produção e tenha uma melhor qualidade de vida nesse processo produtivo”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube , e reportagens sobre Economia Rural em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’ .

Matérias Relacionadas