Logo CNA

Dia de Campo do ABC Cerrado é realizado em Uberaba
20171006155111 fileid abc publico interna 0 38072700 1515060849

Além de palestras, os participantes visitaram uma área onde está sendo feita Recuperação de Pastagens

9 de outubro 2017
Por Senar

Cerca de 50 pessoas participaram de uma manhã repleta de atividades, desde a apresentação do Projeto ABC Cerrado e palestras, até a visitação da área onde já estão sendo implantadas ações que fazem parte da recuperação de pastagens. Estiveram presentes, além de produtores e empresários rurais da região, o gerente regional do SENAR Minas em Uberaba, Flavio Henrique Silveira, representantes do Sindicato Rural, ABCZ, Emater-MG e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio.

Pastagens degradadas e Sistema ILPF foram os temas abordados pela equipe do SENAR Minas e pelo PHD em Zootecnia e professor da UFMG Álvaro Luís Veloso. “Quando falamos sobre manejo de pastagens e trazemos opções de tecnologias ao produtor, é uma forma de conscientizá-lo de que ele precisa assimilar as informações, entender a realidade e os benefícios desta recuperação e aplica-las, só assim terá os resultados desejados”, comenta Álvaro.

De acordo com Caio Sérgio de Oliveira, analista técnico de Formação Profissional Rural no SENAR e coordenador do Projeto ABC Cerrado em Minas Gerais, o Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) levantou que mais de 90% das áreas de pastagens mineiras tem algum tipo de degradação, e este é um dos motivos pelos quais o qual o assunto tem que ser mais divulgado junto aos produtores rurais.

“A informação que trouxemos muita das vezes é desconhecida, mas é a realidade que encontramos em nosso estado. Infelizmente, o produtor não consegue enxergar este problema e, sendo assim, eles precisam compreender que a pastagem deve ser trabalhada como uma cultura, como o milho, por exemplo. Para se ter animais produtivos, o primeiro investimento é na recuperação de pastagens degradadas, com áreas bem manejadas e implantadas. Por isto, estamos demonstrando de forma teórica e prática o que podemos fazer e quais ferramentas podemos usar para reverter esta situação que não é favorável”, esclarece Caio.

Os participantes ainda viram os resultados obtidos na fazenda, com a apresentação de indicadores do assistente técnico do programa Sebastião de Paula Rezende Júnior, e quais os pontos positivos e negativos o produtor deve trabalhar em seu empreendimento rural.

“Participar do Projeto ABC Cerrado está me auxiliando a gerir a propriedade, levantar meus custos e ter mais domínio do que deve ser melhorado. Este projeto tem mudado nossa realidade para melhor e isto é muito gratificante”, disse Adílio Camargo Júnior, mobilizador do Sindicato e proprietário da Fazenda Paiol Grande 1, onde as atividades foram realizadas.

Para participar

As inscrições estão abertas. Os interessados em participar do Projeto ABC Cerrado devem procurar o Sindicato Rural de cada município.

Além de trabalhar a Recuperação de Pastagens, o programa ainda contempla outras três tecnologias:: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Florestas Plantadas e Sistema de Plantio Direto.

Já para quem estiver próximo a região Central de Minas e quiser saber mais, no dia 21 de outubro tem Dia de Campo ABC Cerrado em Curvelo.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas