ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Curso de Construção de Fossa Séptica Ecológica muda realidade de propriedades rurais de Pratinha

Proprietários rurais precisam se adequar à legislação vigente

2 de outubro 2018
Por Senar

Minas Gerais (02/10/2018) -  A mudança de fossa negra por fossa séptica, considerada ecologicamente correta, é obrigatória desde 1998 (LEI Nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998 – Lei de Crimes Ambientais) e, mesmo sendo necessária sua construção há duas décadas, muitos produtores ainda não fizeram a implantação deste tipo de sistema.

Com o aumento de fiscalizações e aplicações de multas, os proprietários rurais acabam tendo que correr para se adequar. Em Pratinha, os produtores estão se deparando com esta realidade e o Sindicato Rural teve que agir.

“Já havíamos feito outros tipos de ações para ajudar o produtor na construção de sua fossa séptica, mas agora é que tivemos êxito, com o curso do  Senar Minas . A cada dia os produtores pediam para promovermos este treinamento de construção de Fossa Séptica Ecológica e felizmente deu certo. Com esta capacitação conseguimos elevar o nome de nossa entidade, fortalecer os produtores e até trazer novos associados. Foi muito positivo”, disse Geraldo Cezar Júnior, presidente do Sindicato Rural de Pratinha.

Segundo o mobilizador Ronaldo Rosa, a turma foi composta por 13 participantes, dentre eles dois pedreiros. “Já temos a demanda de outras 17 fossas para construir. Após o curso montamos uma equipe para atender estes produtores e sabemos que podemos multiplicar esta ideia, levando diversas melhorias às famílias rurais”, comentou.

Inácio José Lemos é pedreiro há 12 anos. O curso de fossa séptica ecológica foi uma oportunidade de aperfeiçoar a arte de construir. “Achava que tinha noção de como fazer a fossa, mas descobri cálculos e técnicas durante o curso que não sabia. O curso foi muito bom e agora é esperar o certificado para começar a implantar a Fossa Ecológica em outras propriedades. Meu objetivo é trabalhar com isso e multiplicar esta ideia”, planeja.

Áreas de atuação