No Fórum Mundial da Água, CNA destaca papel da irrigação na sustentabilidade
Evento aconteceu nesta semana em Bali, na Indonésia
Brasília (24/05/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostrou, no 10º Fórum Mundial da Água, realizado em Bali, na Indonésia, a importância da água na agricultura, apresentando os exemplos brasileiros de uso racional dos recursos hídricos e como os produtores irrigados estão se adaptando aos desafios das mudanças climáticas.
A avaliação foi da assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, que acompanhou os debates do evento e as ações no Pavilhão da América Latina no Fórum, onde participou de painéis e fez palestras mostrando a atuação do Sistema CNA/Senar na defesa dos interesses do setor agropecuário e no desenvolvimento sustentável dos polos de agricultura irrigada no país.
O evento terminou na sexta (24), com uma carta firmada por ministros e chefes de delegações que participaram do encontro, com diversas recomendações em relação ao desenvolvimento global sustentável, os desafios sobre o uso racional da água e a importância da universalização do saneamento e garantia de acesso ao uso da água. Para Jordana, o Fórum proporcionou “significativas trocas de experiências com diversos países, especialmente sobre agricultura irrigada".
“Mostramos as práticas brasileiras, o potencial da agricultura irrigada, e como os produtores estão se adaptando às mudanças climáticas, melhorando a eficiência do uso da água e adotando novas técnicas de mitigação dos gases de efeito estufa nos processos produtivos. Essa participação foi crucial para a defesa dos produtos nacionais e a promoção das iniciativas sustentáveis no Brasil”, destacou Jordana.
Ainda no pavilhão latino-americano, relata Jordana, a CNA teve amplo diálogo com representantes dos comitês de bacias federais do Brasil e de outros países, onde destacou o trabalho não apenas junto aos produtores rurais no desenvolvimento da agricultura irrigada, mas também o papel do Sistema CNA na preservação ambiental, dos recursos naturais do país e na promoção social junto aos produtores rurais brasileiros, “contribuindo significativamente para a agenda sustentável global”.
“A presença no Fórum reafirmou o papel vital do Brasil na implementação de práticas sustentáveis, consolidando sua importância no cenário internacional e na defesa dos interesses do setor agropecuário brasileiro”, disse a assessora técnica.
O professor Christopher Neale, diretor de pesquisa do Daugherty Water for Food Global Institute, da Universidade do Nebraska, apresentou o modelo de gestão dos recursos hídricos de água subterrânea na região, que é referência nos Estados Unidos e no mundo, e participou de discussões, no último dia dos painéis, sobre estratégias de resiliência do sistema produtivo.
Para o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira, o fórum possibilitou ao país mostrar ao mundo o que o Brasil tem em termos de gestão eficiente de recursos hídricos e conhecer cases de sucesso de outros países graças ao uso de tecnologia.
Emílio Prandi, do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, destacou os modelos de agricultura irrigada no Brasil apresentados pela CNA, e que o país é, "sem sombra de dúvidas, um exemplo para o mundo".