ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA toma posse no Conselho Nacional de Recursos Hídricos
Recursos Hidricos

Reunião foi realizada na terça (10), em Brasília

11 de setembro 2024
Por CNA

Brasília (11/09/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (10), da 55ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília (DF).

O encontro teve como destaque a reinstalação do Conselho e posse dos novos membros. A assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, participou da reunião.

A CNA é a entidade representante dos produtores irrigantes no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A eleição ocorreu no dia 29 de julho de 2024.

A primeira suplência é da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag), e a segunda, da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep). A primeira suplência em organizações representativas das comunidades tradicionais com atuação em colegiados de recursos hídricos é da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará.

O mandato como representante será no período 2024-2028. O Conselho é a instância máxima do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo responsável pelas questões relacionadas à regulamentação e uso da água no país.

Além da posse dos novos conselheiros, os integrantes da reunião também debateram sobre os ad referendum que tratava da prorrogação da indicação de entidades delegatárias nas atividades ligadas as bacias hidrográficas e a apresentação do relatório de Segurança de Barragens, além de deliberações sobre a composição das câmaras técnicas do Conselho.

Áreas de atuação