Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento da Fruticultura inicia plano de trabalho
Brasília (17/05/2018) – O Comitê Gestor do Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF) se reuniu pela primeira vez, nesta quinta (17), para dar início aos trabalhos e debater as principais ações do setor. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil é uma das integrantes deste colegiado.
O PNDF, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em fevereiro deste ano, vai servir de ferramenta para dar apoio ao Governo na construção de políticas públicas de longo prazo para estimular o consumo de frutas no mercado doméstico e alavancar a produção e a exportação do setor.
“Quando o plano foi lançado, ficou decidido que seria constituído um comitê envolvendo a representação do setor agropecuário privado para conduzir projetos em benefício do desenvolvimento da cadeia produtiva de frutas”, disse o assessor do gabinete do Mapa, Fernando Fonseca.
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Luiz Roberto Barcelos, nessa primeira reunião foram debatidos três dos dez pontos prioritários do PNDF: defesa vegetal, marketing e comercialização e infraestrutura e logística.
“Com relação à defesa vegetal, nós discutimos a possibilidade de incluir moléculas e ingredientes ativos na lista de prioridades para registro de produtos fitossanitários. A ideia é ter mais acesso a novas tecnologias para proteger a produção de frutas contra insetos e doenças”.
Presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Luiz Roberto Barcelos
Outro tema da reunião foi a falta de fiscais nos portos e aeroportos brasileiros para inspecionar as frutas que são exportadas. O setor está preocupado com a perda de produtos e de competitividade.
“Quando os produtos são perecíveis, acontece uma perda natural de qualidade e atratividade. É um assunto que precisa ser resolvido, pois impacta diretamente os custos do produtor”, esclareceu o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Albuquerque.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil