Logo CNA

Comissões da CNA debatem a armazenagem de alimentos no Brasil
Armazem

Confederação contratou estudo para ter um diagnóstico do setor

21 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (21/09/2022) – As Comissões Nacionais de Logística e Infraestrutura, de Cereais, Fibras e Oleaginosas e de Política Agrícola da CNA realizaram uma reunião conjunta, na terça (20), para debater temas relacionados ao diagnóstico da armazenagem de alimentos.

A CNA contratou o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) para a realização do diagnóstico do perfil da armazenagem agrícola no Brasil.

“A finalidade é mensurar a capacidade de armazenagem em todos os Estados, traçar um perfil desses armazéns, o déficit do setor, as necessidades e os custos estimados. Tudo isso com vistas para ampliar a oferta de armazéns no país”, disse a assessora técnica da CNA, Elisangela Pereira Lopes.

Durante a reunião, o coordenador do grupo de pesquisa e extensão em logística agroindustrial do grupo, Thiago Guilherme Péra, fez uma apresentação da metodologia do estudo e apresentou um questionário sobre o perfil da armazenagem.

O especialista solicitou o apoio das Comissões para a divulgação e aplicação de questionário online aos produtores de grãos sobre o sistema de armazenagem utilizado. “A nossa meta é conseguir a amostragem mínima de 554 respondentes no país todo, distribuída proporcionalmente à produção de grãos dos Estados”, destacou.

Segundo Péra, o objetivo é ter um diagnóstico real sobre o sistema e ouvir os produtores rurais sobre seus desafios. “Queremos chamar a atenção da sociedade para a questão da armazenagem do país para buscarmos soluções que minimizem os problemas atuais e também para os que podem surgir nos próximos anos”, explicou o especialista.

O presidente da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura, Mário Borba, falou das estratégias para enviar o questionário aos membros das Comissões Nacionais, das Federações, sindicatos rurais e produtores. “É muito importante termos a participação necessária para o fechamento do estudo”, afirmou Borba.

A reunião contou com a presença de membros das três comissões e representantes das federações estaduais do Sistema CNA/Senar.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte