ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Amazonas

Em atendimento a pleito da Faea, Antaq inclui transportes de cargas vivas e perecíveis na lista de prioridade na balsa no trecho Ceasa – Careiro da Várzea
CARD ANTAQ

Medida de prioridade foi estabelecida pela gerência regional de Manaus para a travessia no período de seca

14 de outubro 2024

Por: Ascom Sistema/Senar/Fundepec/AM

Fonte: Sistema/Senar/Fundepec/AM

Veículos de produtores rurais que estejam transportando cargas vivas ou produtos perecíveis estão na lista prioritária para embarque na balsa para travessia do trecho que liga o porto do Ceasa ao município de Careiro da Várzea.

A medida de prioridade foi estabelecida pela gerência regional de Manaus da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a travessia no período de seca. O pleito foi apresentado pelo presidente da Faea, Muni Lourenço e acatado pelo gerente regional de Manaus substituto da Antaq, Samuel Ribeiro de Sousa.

Conforme ofício expedido pela Faea, atualmente, os produtores rurais enfrentam grandes dificuldades para o escoamento de suas produções, agravadas pela seca que tem impactado a logística local.

“Ressaltamos que a viabilidade do escoamento é fundamental não apenas para a manutenção da cadeia de produção rural, mas também para assegurar o abastecimento de alimentos para a população. Nesse sentido, é de extrema importância que as restrições e normas aplicadas incluam também como prioridade os veículos leves, caminhonetes e caminhões diretamente envolvidos no transporte produtos e de insumos agropecuários. O impacto sobre a economia local e a necessidade pública de abastecimento devem ser cuidadosamente considerados no planejamento das medidas de mobilidade”, destacou o presidente da Faea, Muni Lourenço, no documento.

A decisão sobre a lista de prioridades foi tomada em reunião do Gabinete de Crise que, além da Antaq é formado pelo DNIT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), ABIN, Capitania dos Portos, Governo do Estado do Amazonas e operadores da travessia.

Em ofício, a Antaq recomenda que, por ocasião da chegada na travessia, os produtores rurais informem aos agentes dos operadores que os veículos estão transportando cargas vivas ou produtos perecíveis, para que possam fazer jus à prioridade de embarque, conforme regramento descrito no documento.

Texto: Ascom Faea/Senar/Fundepec/AM

comunicacao@faea.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Matérias Relacionadas