Logo CNA

Comissão nacional debate temas fundiários
Assuntos fundiarios comissao

Reunião foi na terça (29)

30 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (30/08/2023) – A Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA debateu, na terça (29), temas relacionados à pauta fundiária como marco temporal, invasões de terras e reintegração de posses em imóveis rurais.

Um dos itens da pauta foi a nova Instrução Normativa n.º 30/2023 da Fundação Nacional do Índio (Funai). A consultora jurídica da CNA Elisabete Alcântara falou sobre o documento que revoga a IN 09/2020 e estabelece novas regras para a emissão da Declaração de Reconhecimento de Limites em relação a imóveis privados.

Rodrigo Kaufmann, também da Assessoria Jurídica da CNA, abordou a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 510/2023, que regulamenta a criação de uma comissão nacional e de comissões regionais de soluções fundiárias.

A reunião foi semipresencial. A reunião foi semipresencial.

Em relação ao marco temporal das terras indígenas, a comissão discutiu a retomada das discussões da pauta no Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta (30), além da votação do Projeto de Lei nº 2903/2023 do Senado Federal, que está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O presidente Marcelo Bertoni agradeceu aos membros e destacou a importância da reunião para alinhamento das ações da comissão com as federações estaduais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas