Logo CNA

Comissão de Cana da CNA cumpre agenda em São Paulo
Centro pesquisa

Colegiado participou de conferência de açúcar e etanol e visita a um centro de pesquisa

27 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (27/10/2023) – O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez, participou nesta semana da 23ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo.

A conferência foi realizada na segunda (23) e na terça (24) e debateu, dentre outros assuntos, perspectivas da safra, oferta e demanda de açúcar e etanol no mundo, política de preços de combustíveis no Brasil e impactos no mercado, tecnologias para aumento de eficiência do uso do etanol no transporte e aproveitamento energético.

Durante o evento também foram abordados os impactos da reforma tributária no setor e inovações tecnológicas como a produção de hidrogênio a partir do etanol.

Já na quarta (26), Nelson Perez e a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, visitaram o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), localizado na sede da Universidade de São Paulo (USP).

O RCGI é um centro mundial para estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de emissões de CO2, com financiamento e parceria de entidades públicas e privadas.

Imagem

Segundo Eduarda, os pesquisadores do centro, Suani Coelho e Renato Picelli falaram sobre a importância do etanol na matriz elétrica do país e seu uso como vetor à produção de hidrogênio verde, por meio de reformador.

Na ocasião também foi apresentado um protótipo de carro movido à hidrogênio e o projeto de expansão do seu uso em ônibus e outros veículos, com a breve instalação de uma estação de reforma eletroquímica na Universidade.

O carro da Toyota recebeu o nome Mirai e é movido a hidrogênio. Pesa 1,2 tonelada, tem capacidade para 5 quilos de hidrogênio e faz cerca de 120 km/kg.

Imagem

Participaram da visita o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, e a assessora técnica Erica Barros; o vice-presidente da Federação Dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Lima; o presidente e o especialista ambiental da Associação dos Forneedores de Cana de Araraquara (Canasol), Luís Henrique Scabello e Guilherme Lui, o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, e os presidentes da Usina Pindorama, Klécio Santos, e da Olfar Alimento e Energia, José Carlos Weschenfelder.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação