ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Com SuperAção Brumadinho, olericultor amplia produção em 34%

31 de maio 2021
Por Senar

A Fazenda Henrique Campos, no município de Sarzedo, faz parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Olericultura, por meio da parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES com o Sindicato Rural de Brumadinho, dentro do Programa SuperAção Brumadinho. Com o acompanhamento do programa, a capacidade produtiva aumentou cerca de 34% e a propriedade passou a ser compreendida como empresa rural.

Em janeiro e fevereiro de 2020, as primeiras colheitas, predominantemente de alface, agrião, almeirão, brócolis e cebolinha, contabilizaram 70.200 unidades. Com o ATeG, esse número saltou para 94.532. “O produtor foi destaque desde o início do atendimento. Ele tinha controle das produções, mas não de forma muito detalhada. Com as orientações específicas do programa, ele passou a dar mais relevância para a mensuração dos dados gerenciais e está satisfeito”, destacou o técnico de campo, Altino Júnior Mendes Oliveira. 

Outra ação importante para melhoria técnica e financeira foi a utilização do milho como forma de sucessão de culturas, estratégia para a quebra de ciclos de pragas e controle de doenças e plantas daninhas. O técnico explicou que os resultados surgiram com ações pontuais, como a coleta e a análise de solo da área de plantio. Foram aplicadas quatro toneladas de calcário por hectare e feita a adubação correta de plantio e cobertura. A resposta foi eficiente, e a produção passou de 6.000 para 10.200 kg/ha, um aumento de 107% na renda.