Logo CNA

Mato Grosso

Com 30 anos de história, Senar–MT transforma vidas da zona rural
00

Em atividade desde o dia 07 de abril de 1993, Senar-MT completa nesta sexta-feira 30 anos de história

5 de abril 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) comemora seu 30º aniversário nesta sexta-feira. A instituição foi criada no dia 07 de abril de 1993 com o intuito de capacitar mão de obra para o campo. Ao longo dos anos, foram implantados novos projetos, programas sociais e desenvolvidas mais ações educacionais para suprir a demanda do produtor rural.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural e integrante do Sistema Famato, que representa os produtores rurais do estado. Os serviços são ofertados pela instituição sem custos aos participantes, como forma de transformar a contribuição do produtor rural em qualificação profissional.

Registro de curso nos anos 1990 e de curso na década de 2010

Na presidência do Sistema Famato desde janeiro deste ano, Vilmondes Tomain, defende que a ideia é ampliar o trabalho já desenvolvido nessas três décadas. “O foco é a qualidade, transparência e eficiência para prestar contas aos produtores rurais. Afinal, são para eles que trabalhamos”, afirma.

Para o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, a principal meta é trazer impactos positivos ao setor agropecuário. “O Senar-MT dispõe de inúmeras possibilidades de capacitação ao homem do campo e a nossa principal meta é beneficiar esse produtor rural que contribui com a instituição e aguarda por um retorno”, destaca.

Eficiência para o produtor rural – Dentre eles está o pecuarista de Alto Garças, Richard Bidoia, que contou orgulhosamente as melhorias conquistadas por meio do apoio da instituição. “Os funcionários da fazenda já fizeram curso de manejo de pastagem e farão o de vacinação contra brucelose. A mentalidade deles mudou tanto para a parte técnica do serviço quanto às questões de segurança”, afirma.

Para o produtor rural, que também é atendido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), os conhecimentos também têm ajudado na gestão da propriedade. “Com a vinda do Senar-MT, tivemos uma melhoria muito grande. A técnica de campo fez um levantamento de tudo da propriedade – maquinários, tamanho e quantidade dos pastos – com o objetivo de enxergarmos os resultados da fazenda. Por isso, gostaria de parabenizar o Senar-MT pela grande contribuição a nós, produtores rurais”, destacou.

Qualidade no ensino – A instituição também tem feito a diferença na vida dos alunos e egressos. Aos 19 anos, a moradora de Lucas do Rio Verde Rafaela Joyce, concluiu três cursos somente em 2022: operação de colheitadeira de grãos, operação de pá carregadeira – manutenção básica e operação – e tecnologia de precisão em máquinas agrícolas. Após as capacitações, ela conseguiu um emprego na área.

“Hoje eu trabalho em uma empresa que mexe com melhoramento genético de soja, milho e outras culturas. Eu consegui me desenvolver por causa dos meus conhecimentos, ocupo um cargo que eu só teria se tivesse alguma formação e tudo isso foi graças ao Senar-MT”.

Orgulho de quem leva o conhecimento até o campo – O engenheiro agrônomo e instrutor credenciado, Neomar Rosseti Colognese, fala com orgulho da instituição a quem presta serviço há cerca de 25 anos. “Todo dia é dia de aprender e dia de ensinar. Eu não considero como trabalho, mas cada novo curso é uma oportunidade de trocar experiências, viver dias melhores e conviver com pessoas que têm vontade de aprender”, destacou.

O instrutor aproveitou para agradecer pela jornada da instituição e ressaltou a sua importância para o setor agropecuário. “Na nossa rotina tornamos as pessoas mais preparadas para o mercado de trabalho e só temos a agradecer por esta instituição justa, verdadeira e séria que mudou as raízes do processo educacional rural”, explica.

Selo

Matérias Relacionadas